Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39162
Title: Avaliação da aprendizagem dos discentes com transtornos do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras - PB.
Other Titles: Assessment of the learning of students with autism spectrum disorders in the initial years of elementary school in the city of Cajazeiras - PB.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Ana Maria Rodrigues dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS , Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Transtornos do espectro autista;Educação Inclusiva- Cajazeiras - Município - Paraíba;Autismo - Avaliação escolar;Learning assessment;Autism spectrum disorders;Inclusive Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba;Autism - School assessment
Issue Date: 19-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Ana Maria Rodrigues dos. Avaliação da aprendizagem dos discentes com transtornos do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras - PB. 2024. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A avaliação da aprendizagem é importante observar os conhecimentos construídos pelos discentes e identificar as dificuldades. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as avaliações utilizadas pelos docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para avaliar a aprendizagem dos discentes com Transtorno do Espectro Autista – TEA nas escolas da cidade de Cajazeiras-PB. Atualmente, o Autismo vem ganhando visibilidade, a partir disso, surgiu a curiosidade de compreender como é acompanhada a aprendizagem dessas crianças nas escolas pelos docentes. Nesta pesquisa busca-se responder a seguinte problemática: Como os/as professores/as realizam a avaliação dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA? Opta-se pela metodologia da pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Para o levantamento de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas com um roteiro de doze perguntas. As respostas das entrevistas foram gravadas, transcritas e depois analisadas. Os principais referenciais teóricos que embasaram essa pesquisa foram Cunha (2012), Silva (2022), Mantoan (2003), Vygotsky (1998). A partir dos resultados alcançados com as respostas das cinco entrevistadas foram observados os seguintes pontos: necessidade de formação sobre o TEA para as docentes; o melhoramento da organização das atividades avaliativas para aluno com TEA e a falta de recursos didáticos. Vale salientar que apesar da falta de formação adequada as entrevistadas procuram ler sobre o assunto e se qualificar, buscam fazer adaptações para atender esses estudantes, considerando as limitações de cada uma e procurando desenvolver dinâmicas de interação, promovendo, assim, a interação social.
Abstract: The assessment of learning is important to observe the knowledge constructed by students and identify difficulties. This research has the general objective of analyzing the assessments used by teachers in the initial years of elementary school to assess the learning of students with Autism Spectrum Disorder - ASD in schools in the city of Cajazeiras-PB. Currently, Autism has been gaining visibility, from this, the curiosity arose to understand how the learning of these children is monitored in schools by teachers. This research seeks to answer the following problem: How do teachers carry out the assessment of students with Autism Spectrum Disorder - ASD? The field research methodology was chosen, with a qualitative approach and exploratory character. For data collection, we used semi-structured interviews with a script of twelve questions. The interview responses were recorded, transcribed and then analyzed. The main theoretical references that supported this research were Cunha (2012), Silva (2022), Mantoan (2003), Vygotsky (1998). Based on the results obtained with the responses of the five interviewees, the following points were observed: the need for training on ASD for teachers; the improvement of the organization of assessment activities for students with ASD; and the lack of teaching resources. It is worth noting that despite the lack of adequate training, the interviewees seek to read about the subject and qualify themselves, seeking to make adaptations to serve these students, considering the limitations of each one and seeking to develop interaction dynamics, thus promoting social interaction.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Transtornos do espectro autista
Educação Inclusiva- Cajazeiras - Município - Paraíba
Autismo - Avaliação escolar
Learning assessment
Autism spectrum disorders
Inclusive Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba
Autism - School assessment
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39162
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfAna Maria Rodrigues dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2024.627.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.