Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38925
Title: Metodologias ativas: alternativa intensificadora no processo de ensino-aprendizagem de monitoria.
Other Titles: Active methodologies: an intensifying alternative in the teaching-learning monitoring process.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Fabrícia Cristina Vidal.
BRITO, Paloma Karen Holanda.
FREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga.
ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.
Keywords: Monitoria acadêmica;Metodologias ativas;Processo de ensino-aprendizagem;Relato de experiência;Disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II - CFP UFCG;Enfermagem - monitoria;Academic monitoring;Active methodologies;Teaching-learning process;Experience report;Discipline Nursing in Public Health II - CFP UFCG;Nursing - monitoring
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Fabrícia Cristina Vidal; BRITO, Paloma Karen Holanda; FREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga; ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de. Metodologias ativas: alternativa intensificadora no processo de ensino-aprendizagem de monitoria. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38925
???metadata.dc.description.resumo???: O modelo tradicional de educação está, gradativamente, sendo substituído por metodologias alternativas. Isso se dá pelo fato destas representarem algo inovador e alternativo no processo de ensino-aprendizagem. A monitoria age de forma complementar nesse processo. Objetivo: discutir a utilização das metodologias ativas como alternativa intensificadora no processo ensino aprendizagem nas aulas de monitoria. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a respeito da aplicação de uma metodologia ativa em aulas de monitoria da disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva II, do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras. Resultados: A monitoria representa um complemento para a aprendizagem, além de facilitar o diálogo entre docente e discente. O monitor, por também ser um aluno, muitas vezes encontra-se mais próximo dos educandos. O uso das metodologias ativas complementa o processo de ensino-aprendizagem, pois foge do modelo tradicional de educação, viabilizando a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Conclusão: A utilização de metodologias ativas no programa de monitoria acadêmica como forma alternativa de ensino aprendizagem, facilita esse processo, pois promove a dinamização ao mesmo tempo em que garante uma forma complementar de absorção de conteúdos trabalhados em sala de aula.
Keywords: Monitoria acadêmica
Metodologias ativas
Processo de ensino-aprendizagem
Relato de experiência
Disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II - CFP UFCG
Enfermagem - monitoria
Academic monitoring
Active methodologies
Teaching-learning process
Experience report
Discipline Nursing in Public Health II - CFP UFCG
Nursing - monitoring
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação superior.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38925
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 3 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
METODOLOGIAS ATIVAS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfMetodologias ativas: alternativa intensificadora no processo de ensino-aprendizagem de monitoria. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017209.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.