Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38925
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO modelo tradicional de educação está, gradativamente, sendo substituído por metodologias alternativas. Isso se dá pelo fato destas representarem algo inovador e alternativo no processo de ensino-aprendizagem. A monitoria age de forma complementar nesse processo. Objetivo: discutir a utilização das metodologias ativas como alternativa intensificadora no processo ensino aprendizagem nas aulas de monitoria. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a respeito da aplicação de uma metodologia ativa em aulas de monitoria da disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva II, do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras. Resultados: A monitoria representa um complemento para a aprendizagem, além de facilitar o diálogo entre docente e discente. O monitor, por também ser um aluno, muitas vezes encontra-se mais próximo dos educandos. O uso das metodologias ativas complementa o processo de ensino-aprendizagem, pois foge do modelo tradicional de educação, viabilizando a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Conclusão: A utilização de metodologias ativas no programa de monitoria acadêmica como forma alternativa de ensino aprendizagem, facilita esse processo, pois promove a dinamização ao mesmo tempo em que garante uma forma complementar de absorção de conteúdos trabalhados em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação superior.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleMetodologias ativas: alternativa intensificadora no processo de ensino-aprendizagem de monitoria.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38925-
dc.date.accessioned2024-11-08T17:28:32Z-
dc.date.available2024-11-08-
dc.date.available2024-11-08T17:28:32Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectDisciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectEnfermagem - monitoriapt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectDiscipline Nursing in Public Health II - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectNursing - monitoringpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Fabrícia Cristina Vidal.-
dc.creatorBRITO, Paloma Karen Holanda.-
dc.creatorFREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga.-
dc.creatorABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies: an intensifying alternative in the teaching-learning monitoring process.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Fabrícia Cristina Vidal; BRITO, Paloma Karen Holanda; FREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga; ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de. Metodologias ativas: alternativa intensificadora no processo de ensino-aprendizagem de monitoria. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38925pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 3 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
METODOLOGIAS ATIVAS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfMetodologias ativas: alternativa intensificadora no processo de ensino-aprendizagem de monitoria. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017209.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.