Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38925
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O modelo tradicional de educação está, gradativamente, sendo substituído por metodologias alternativas. Isso se dá pelo fato destas representarem algo inovador e alternativo no processo de ensino-aprendizagem. A monitoria age de forma complementar nesse processo. Objetivo: discutir a utilização das metodologias ativas como alternativa intensificadora no processo ensino aprendizagem nas aulas de monitoria. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a respeito da aplicação de uma metodologia ativa em aulas de monitoria da disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva II, do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras. Resultados: A monitoria representa um complemento para a aprendizagem, além de facilitar o diálogo entre docente e discente. O monitor, por também ser um aluno, muitas vezes encontra-se mais próximo dos educandos. O uso das metodologias ativas complementa o processo de ensino-aprendizagem, pois foge do modelo tradicional de educação, viabilizando a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Conclusão: A utilização de metodologias ativas no programa de monitoria acadêmica como forma alternativa de ensino aprendizagem, facilita esse processo, pois promove a dinamização ao mesmo tempo em que garante uma forma complementar de absorção de conteúdos trabalhados em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação superior. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas: alternativa intensificadora no processo de ensino-aprendizagem de monitoria. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38925 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T17:28:32Z | - |
dc.date.available | 2024-11-08 | - |
dc.date.available | 2024-11-08T17:28:32Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Monitoria acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject | Disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem - monitoria | pt_BR |
dc.subject | Academic monitoring | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning process | pt_BR |
dc.subject | Experience report | pt_BR |
dc.subject | Discipline Nursing in Public Health II - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Nursing - monitoring | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Fabrícia Cristina Vidal. | - |
dc.creator | BRITO, Paloma Karen Holanda. | - |
dc.creator | FREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga. | - |
dc.creator | ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Active methodologies: an intensifying alternative in the teaching-learning monitoring process. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Fabrícia Cristina Vidal; BRITO, Paloma Karen Holanda; FREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga; ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de. Metodologias ativas: alternativa intensificadora no processo de ensino-aprendizagem de monitoria. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38925 | pt_BR |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 3 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
METODOLOGIAS ATIVAS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Metodologias ativas: alternativa intensificadora no processo de ensino-aprendizagem de monitoria. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 209.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.