Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38873
Title: | Contribuições da monitoria para a formação discente. |
Other Titles: | Contributions of monitoring to student training. |
???metadata.dc.creator???: | BEZERRA, Danilly de Sousa; |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | RAMOS, Fátima Maria Elias. |
Keywords: | Formação discente - monitoria;Monitoria acadêmica;Disciplina Texto e Discurso - CFP UFCG;Curso de Letras - CFP UFCG;Student training - monitoring;Academic monitoring;Text and Speech Discipline - CFP UFCG;Literature Course - CFP UFCG |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BEZERRA, Danilly de Sousa; RAMOS, Fátima Maria Elias. Contribuições da monitoria para a formação discente. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38873 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Evidencia-se a importância do Projeto de Monitoria na Universidade para o desenvolvimento autônomo do aluno, possibilitando-o adquirir maiores conhecimentos de uma determinada disciplina na qual tem afinidade e, assim, auxiliar outros discentes. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é manifestar o quão relevante é este projeto no meio acadêmico, haja vista que o mesmo é uma ferramenta que enriquece o currículo do aluno, contribuindo, portanto, em sua formação. Este resumo foi desenvolvido a partir da experiência na monitoria da disciplina Texto e Discurso, durante os períodos letivos 2016.1 e 2016.2, como aluna do Curso de Letras- Língua Portuguesa do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG, sob a orientação da Professora Dra. Fátima Maria Elias Ramos. Contou com a participação de duas turmas do 1º período de Letras- Língua Portuguesa e Inglesa. No decorrer dessa experiência, constatou-se que os alunos apresentaram maior dificuldade em análises parafrásticas e polissêmicas do texto, bem como nos princípios de construção textual de sentido. Contudo, percebeu-se que o estudo e a orientação por meio da monitoria geraram bons resultados, uma vez que ao final do período, o número de aprovados foi considerável, apesar da infraestrutura do Campus não disponibilizar de um local específico para o atendimento aos alunos. Por isto, para a realização dos encontros o único local é a Biblioteca. Dessa forma, conclui-se que o Projeto de Monitoria é uma atividade acadêmica relevante para quem quer aprofundar seus conhecimentos em uma dada área, além de ser um dos primeiros passos para o exercício da docência, já que o aluno- monitor terá um contato direto com a sala de aula. |
Keywords: | Formação discente - monitoria Monitoria acadêmica Disciplina Texto e Discurso - CFP UFCG Curso de Letras - CFP UFCG Student training - monitoring Academic monitoring Text and Speech Discipline - CFP UFCG Literature Course - CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38873 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Painéis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO DISCENTE - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Contribuições da monitoria para a formação discente - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017. | 169.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.