Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38873
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1RAMOS, Fátima Maria Elias.-
dc.description.resumoEvidencia-se a importância do Projeto de Monitoria na Universidade para o desenvolvimento autônomo do aluno, possibilitando-o adquirir maiores conhecimentos de uma determinada disciplina na qual tem afinidade e, assim, auxiliar outros discentes. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é manifestar o quão relevante é este projeto no meio acadêmico, haja vista que o mesmo é uma ferramenta que enriquece o currículo do aluno, contribuindo, portanto, em sua formação. Este resumo foi desenvolvido a partir da experiência na monitoria da disciplina Texto e Discurso, durante os períodos letivos 2016.1 e 2016.2, como aluna do Curso de Letras- Língua Portuguesa do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG, sob a orientação da Professora Dra. Fátima Maria Elias Ramos. Contou com a participação de duas turmas do 1º período de Letras- Língua Portuguesa e Inglesa. No decorrer dessa experiência, constatou-se que os alunos apresentaram maior dificuldade em análises parafrásticas e polissêmicas do texto, bem como nos princípios de construção textual de sentido. Contudo, percebeu-se que o estudo e a orientação por meio da monitoria geraram bons resultados, uma vez que ao final do período, o número de aprovados foi considerável, apesar da infraestrutura do Campus não disponibilizar de um local específico para o atendimento aos alunos. Por isto, para a realização dos encontros o único local é a Biblioteca. Dessa forma, conclui-se que o Projeto de Monitoria é uma atividade acadêmica relevante para quem quer aprofundar seus conhecimentos em uma dada área, além de ser um dos primeiros passos para o exercício da docência, já que o aluno- monitor terá um contato direto com a sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação superior.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleContribuições da monitoria para a formação discente.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38873-
dc.date.accessioned2024-11-07T11:36:51Z-
dc.date.available2024-11-07-
dc.date.available2024-11-07T11:36:51Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectFormação discente - monitoriapt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectDisciplina Texto e Discurso - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectCurso de Letras - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectStudent training - monitoringpt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectText and Speech Discipline - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectLiterature Course - CFP UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Danilly de Sousa;-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of monitoring to student training.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Danilly de Sousa; RAMOS, Fátima Maria Elias. Contribuições da monitoria para a formação discente. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38873pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Painéis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO DISCENTE - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfContribuições da monitoria para a formação discente - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017.169.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.