Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38873
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | RAMOS, Fátima Maria Elias. | - |
dc.description.resumo | Evidencia-se a importância do Projeto de Monitoria na Universidade para o desenvolvimento autônomo do aluno, possibilitando-o adquirir maiores conhecimentos de uma determinada disciplina na qual tem afinidade e, assim, auxiliar outros discentes. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é manifestar o quão relevante é este projeto no meio acadêmico, haja vista que o mesmo é uma ferramenta que enriquece o currículo do aluno, contribuindo, portanto, em sua formação. Este resumo foi desenvolvido a partir da experiência na monitoria da disciplina Texto e Discurso, durante os períodos letivos 2016.1 e 2016.2, como aluna do Curso de Letras- Língua Portuguesa do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG, sob a orientação da Professora Dra. Fátima Maria Elias Ramos. Contou com a participação de duas turmas do 1º período de Letras- Língua Portuguesa e Inglesa. No decorrer dessa experiência, constatou-se que os alunos apresentaram maior dificuldade em análises parafrásticas e polissêmicas do texto, bem como nos princípios de construção textual de sentido. Contudo, percebeu-se que o estudo e a orientação por meio da monitoria geraram bons resultados, uma vez que ao final do período, o número de aprovados foi considerável, apesar da infraestrutura do Campus não disponibilizar de um local específico para o atendimento aos alunos. Por isto, para a realização dos encontros o único local é a Biblioteca. Dessa forma, conclui-se que o Projeto de Monitoria é uma atividade acadêmica relevante para quem quer aprofundar seus conhecimentos em uma dada área, além de ser um dos primeiros passos para o exercício da docência, já que o aluno- monitor terá um contato direto com a sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação superior. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | Contribuições da monitoria para a formação discente. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38873 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T11:36:51Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07 | - |
dc.date.available | 2024-11-07T11:36:51Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Formação discente - monitoria | pt_BR |
dc.subject | Monitoria acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Disciplina Texto e Discurso - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Curso de Letras - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Student training - monitoring | pt_BR |
dc.subject | Academic monitoring | pt_BR |
dc.subject | Text and Speech Discipline - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Literature Course - CFP UFCG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BEZERRA, Danilly de Sousa; | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Contributions of monitoring to student training. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Danilly de Sousa; RAMOS, Fátima Maria Elias. Contribuições da monitoria para a formação discente. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38873 | pt_BR |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Painéis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO DISCENTE - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Contribuições da monitoria para a formação discente - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017. | 169.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.