Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38851
Title: | SILVA, Leandro Dantas da. A percepção dos alunos do ensino médio e dos professores em formação sobre o ensino dos componentes físico-naturais na Geografia. |
Other Titles: | SILVA, Leandro Dantas da. The perception of high school students and teachers in training regarding the teaching of physical-natural components in Geography. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Leandro Dantas da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
Keywords: | Ensino de Geografia;Componentes físico - Naturais - Ensino;Geografia escolar;Aulas de Geografia;Formação docente;Teaching Geography;Physical components - Natural - Teaching;School geography;Geography Classes;Teacher training |
Issue Date: | 11-Jul-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Leandro Dantas da. A percepção dos alunos do ensino médio e dos professores em formação sobre o ensino dos componentes físico-naturais na Geografia. 2024. 80f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Nas aulas de Geografia, se bem trabalhado, o ensino dos componentes físico-naturais possui o potencial de contribuir significativamente para a formação de cidadãos críticos e conscientes de sua realidade no espaço geográfico. Entretanto, nem sempre os componentes relevo, solos, rochas, hidrografia, vegetação e clima são explorados em sua totalidade e de forma alinhada com o propósito da Geografia Escolar, resultando em aulas que, por vezes, se restringem a descrições superficiais e desconectadas da realidade dos alunos, levando à desmotivação destes. Neste cenário, o objetivo desta pesquisa é compreender a percepção dos alunos do ensino médio e dos professores em formação sobre o ensino dos componentes físico-naturais nas aulas de Geografia. Desta maneira, buscamos conferir voz às experiências e perspectivas desses sujeitos, com a finalidade de identificar lacunas, desafios e potencialidades no processo de ensino desses componentes. Este trabalho corresponde a uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento do presente estudo, nos fundamentamos essencialmente nas discussões promovidas por Callai (2011), Morais (2011, 2021), Valadão (2014, 2017) e Ascenção (2014, 2017, 2021). Como resultados desta pesquisa, elucidamos a potencialidade do ensino dos componentes físico-naturais. Além disso, destacamos as valiosas contribuições dos alunos do ensino médio e dos professores em formação, que compartilharam suas percepções sobre o processo de ensino e aprendizagem desses componentes. |
Abstract: | In Geography classes, when well-structured, the teaching of physical-natural components has the potential to significantly contribute to the formation of critical and aware citizens regarding their reality in the geographical space. However, components such as relief, soils, rocks, hydrography, vegetation, and climate are not always fully explored or aligned with the purpose of School Geography. This often results in classes that are limited to superficial descriptions disconnected from the students' reality, leading to their demotivation. In this context, the objective of this research is to understand the perceptions of high school students and pre- service teachers about the teaching of physical-natural components in Geography classes. We aim to give voice to the experiences and perspectives of these individuals to identify gaps, challenges, and potentialities in the teaching process of these components. This work is an applied research study with a qualitative approach. For the development of this study, we primarily rely on the discussions promoted by Callai (2011), Morais (2011, 2021), Valadão (2014, 2017), and Ascenção (2014, 2017, 2021). As a result of this research, we elucidate the potential of teaching physical and natural components. Moreover, we highlight the valuable contributions of high school students and pre-service teachers, who shared their perceptions about the teaching and learning processes of these componentes |
Keywords: | Ensino de Geografia Componentes físico - Naturais - Ensino Geografia escolar Aulas de Geografia Formação docente Teaching Geography Physical components - Natural - Teaching School geography Geography Classes Teacher training |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Geografia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38851 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Geografia CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LEANDRO DANTAS DA SILVA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2024.pdf | Leandro Dantas da Silva. Monografia Geografia. CFP 2024. | 2.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.