Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38851
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, L. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1858888072502075pt_BR
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.-
dc.contributor.referee2ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.-
dc.description.resumoNas aulas de Geografia, se bem trabalhado, o ensino dos componentes físico-naturais possui o potencial de contribuir significativamente para a formação de cidadãos críticos e conscientes de sua realidade no espaço geográfico. Entretanto, nem sempre os componentes relevo, solos, rochas, hidrografia, vegetação e clima são explorados em sua totalidade e de forma alinhada com o propósito da Geografia Escolar, resultando em aulas que, por vezes, se restringem a descrições superficiais e desconectadas da realidade dos alunos, levando à desmotivação destes. Neste cenário, o objetivo desta pesquisa é compreender a percepção dos alunos do ensino médio e dos professores em formação sobre o ensino dos componentes físico-naturais nas aulas de Geografia. Desta maneira, buscamos conferir voz às experiências e perspectivas desses sujeitos, com a finalidade de identificar lacunas, desafios e potencialidades no processo de ensino desses componentes. Este trabalho corresponde a uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento do presente estudo, nos fundamentamos essencialmente nas discussões promovidas por Callai (2011), Morais (2011, 2021), Valadão (2014, 2017) e Ascenção (2014, 2017, 2021). Como resultados desta pesquisa, elucidamos a potencialidade do ensino dos componentes físico-naturais. Além disso, destacamos as valiosas contribuições dos alunos do ensino médio e dos professores em formação, que compartilharam suas percepções sobre o processo de ensino e aprendizagem desses componentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleSILVA, Leandro Dantas da. A percepção dos alunos do ensino médio e dos professores em formação sobre o ensino dos componentes físico-naturais na Geografia.pt_BR
dc.date.issued2024-07-11-
dc.description.abstractIn Geography classes, when well-structured, the teaching of physical-natural components has the potential to significantly contribute to the formation of critical and aware citizens regarding their reality in the geographical space. However, components such as relief, soils, rocks, hydrography, vegetation, and climate are not always fully explored or aligned with the purpose of School Geography. This often results in classes that are limited to superficial descriptions disconnected from the students' reality, leading to their demotivation. In this context, the objective of this research is to understand the perceptions of high school students and pre- service teachers about the teaching of physical-natural components in Geography classes. We aim to give voice to the experiences and perspectives of these individuals to identify gaps, challenges, and potentialities in the teaching process of these components. This work is an applied research study with a qualitative approach. For the development of this study, we primarily rely on the discussions promoted by Callai (2011), Morais (2011, 2021), Valadão (2014, 2017), and Ascenção (2014, 2017, 2021). As a result of this research, we elucidate the potential of teaching physical and natural components. Moreover, we highlight the valuable contributions of high school students and pre-service teachers, who shared their perceptions about the teaching and learning processes of these componentespt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38851-
dc.date.accessioned2024-11-05T22:56:15Z-
dc.date.available2024-11-05-
dc.date.available2024-11-05T22:56:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectComponentes físico - Naturais - Ensinopt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectAulas de Geografiapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectPhysical components - Natural - Teachingpt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectGeography Classespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Leandro Dantas da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSILVA, Leandro Dantas da. The perception of high school students and teachers in training regarding the teaching of physical-natural components in Geography.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Leandro Dantas da. A percepção dos alunos do ensino médio e dos professores em formação sobre o ensino dos componentes físico-naturais na Geografia. 2024. 80f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEANDRO DANTAS DA SILVA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2024.pdfLeandro Dantas da Silva. Monografia Geografia. CFP 2024.2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.