Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38840
Title: | A importância da monitoria no processo de aprendizagem. |
Other Titles: | The importance of monitoring in the learning process. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Maria Karuline Andrade e. ANDRADE, Geovannya Iran de Santana. FERNANDES, Cláudia Maria. |
Keywords: | Monitoria acadêmica;Processo de aprendizagem - monitoria;Academic monitoring;Learning process - monitoring |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Maria Karuline Andrade e; ANDRADE, Geovannya Iran de Santana; FERNANDES, Cláudia Maria. A importância da monitoria no processo de aprendizagem. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38840 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A monitoria é cada vez mais utilizada nas instituições de ensino, pois ela é uma ferramenta de grande importância para o processo de aprendizagem tanto do monitor quanto do aluno monitorado, uma vez que a mesma permite associar a teoria e a prática (OLIVEIRA, et al, 2014). Desse modo ela se configura como uma atividade extracurricular, a fim de proporcionar maior desenvolvimento acadêmico, visto que o aluno auxilia o professor no planejamento das atividades de ensino. A execução das atividades do monitor está pautada na lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que garante que os discentes podem exercer a função de monitor a depender de seu rendimento e plano de estudos na disciplina a qual irá exercer a função (BRASIL, 1996). Segundo Lara (2015) a aprendizagem não é um processo estático, mas sim permanente e em movimento pois quando apresentados novos conhecimentos ocorrem modificações no modo de pensar e agir. Desse modo o aluno que se torna monitor busca por meio de pesquisas e leituras novos conhecimentos, o que desenvolve no aluno o pensamento crítico e investigativo. A monitoria proporciona ao monitor o aprofundamento dos conhecimentos, disseminar o saber sobre a disciplina na qual exerce a atividade, além de ajudá-lo na sua futura vida profissional uma vez que se caracteriza como uma atividade de iniciação à docência (SILVA, 2009). Sendo assim a atividade de monitoria agrega conhecimentos importantes para os discentes, desenvolvendo neles capacidades pertinentes ao ensino e a aprendizagem, as quais são relevantes para a formação do futuro profissional. Ela é um instrumento para melhorar o ensino na graduação, inserindo o aluno na realidade do professor, e ajudando outros alunos a sanar suas dúvidas através de metodologias diferenciadas, configurando-se assim como uma atividade de apoio no processo de aprendizagem (LINS, 2009). O presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância da monitoria na melhoria da qualidade de ensino na graduação do curso de enfermagem. |
Keywords: | Monitoria acadêmica Processo de aprendizagem - monitoria Academic monitoring Learning process - monitoring |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38840 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Painéis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | A importância da monitoria no processo de aprendizagem. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 144.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.