Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38840
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A monitoria é cada vez mais utilizada nas instituições de ensino, pois ela é uma ferramenta de grande importância para o processo de aprendizagem tanto do monitor quanto do aluno monitorado, uma vez que a mesma permite associar a teoria e a prática (OLIVEIRA, et al, 2014). Desse modo ela se configura como uma atividade extracurricular, a fim de proporcionar maior desenvolvimento acadêmico, visto que o aluno auxilia o professor no planejamento das atividades de ensino. A execução das atividades do monitor está pautada na lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que garante que os discentes podem exercer a função de monitor a depender de seu rendimento e plano de estudos na disciplina a qual irá exercer a função (BRASIL, 1996). Segundo Lara (2015) a aprendizagem não é um processo estático, mas sim permanente e em movimento pois quando apresentados novos conhecimentos ocorrem modificações no modo de pensar e agir. Desse modo o aluno que se torna monitor busca por meio de pesquisas e leituras novos conhecimentos, o que desenvolve no aluno o pensamento crítico e investigativo. A monitoria proporciona ao monitor o aprofundamento dos conhecimentos, disseminar o saber sobre a disciplina na qual exerce a atividade, além de ajudá-lo na sua futura vida profissional uma vez que se caracteriza como uma atividade de iniciação à docência (SILVA, 2009). Sendo assim a atividade de monitoria agrega conhecimentos importantes para os discentes, desenvolvendo neles capacidades pertinentes ao ensino e a aprendizagem, as quais são relevantes para a formação do futuro profissional. Ela é um instrumento para melhorar o ensino na graduação, inserindo o aluno na realidade do professor, e ajudando outros alunos a sanar suas dúvidas através de metodologias diferenciadas, configurando-se assim como uma atividade de apoio no processo de aprendizagem (LINS, 2009). O presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância da monitoria na melhoria da qualidade de ensino na graduação do curso de enfermagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação superior. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | A importância da monitoria no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38840 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T10:26:56Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05 | - |
dc.date.available | 2024-11-05T10:26:56Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Monitoria acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Processo de aprendizagem - monitoria | pt_BR |
dc.subject | Academic monitoring | pt_BR |
dc.subject | Learning process - monitoring | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Maria Karuline Andrade e. | - |
dc.creator | ANDRADE, Geovannya Iran de Santana. | - |
dc.creator | FERNANDES, Cláudia Maria. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of monitoring in the learning process. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Karuline Andrade e; ANDRADE, Geovannya Iran de Santana; FERNANDES, Cláudia Maria. A importância da monitoria no processo de aprendizagem. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38840 | pt_BR |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Painéis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | A importância da monitoria no processo de aprendizagem. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 144.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.