Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38823
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CAVALOCANTI, Thiago Medeiros.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTI, T. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7960514996640871pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÙJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.-
dc.description.resumoEsta monografia propõe uma investigação sobre a abordagem de questões acerca gênero e sexualidade nos anos iniciais da educação básica. A escolha da temática para a pesquisa foi motivada por observações pessoais que revelam que crianças, desde muito pequenas, demonstram comportamentos que desafiam as concepções sociais tradicionais, as quais vinculam o gênero ao sexo biológico. Dessa perspectiva, surge o seguinte questionamento: como os profissionais dos anos iniciais estão lidando com as crianças que apresentam comportamentos diferentes do padrão heteronormativo? Na busca de atendê-lo, o objetivo geral do estudo é compreender como os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental lidam com crianças que expressam comportamentos diferentes da heteronormatividade. De forma específica, entender quais as percepções acerca do desenvolvimento da sexualidade infantil e os conceitos de relações de gênero e de orientação sexual por parte dos professores; identificar como os assuntos de gênero e sexualidade foram abordados na formação inicial e continuada dos professores e verificar se há esforços da escola para trabalhar a problemática do sexismo na escola. A metodologia aplicada caracteriza-se como uma pesquisa de campo com natureza básica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e descritivo. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas via Google Forms, aplicado a vinte e três docentes dos anos iniciais. A análise dos dados foi realizada utilizando a análise de conteúdo de Laurence Bardin (1997). A coleta de dados envolveu professores com idade média de vinte e nove anos e uma média de dez anos de experiência docente em escolas privadas e municipais. A partir das respostas obtidas, foram identificados três eixos de discussão: Gênero e Sexualidade Infantil: Percepções Docentes, que explora as representações sociais dos participantes sobre gênero, sexualidade e o desenvolvimento da sexualidade na infância. Formação de Professores sobre Gênero e Sexualidade Infantil, onde se examina como a formação inicial e continuada dos docentes aborda ou abordou esses temas, e se são considerados adequadamente no contexto educacional e Esforços da Escola contra o Preconceito, onde se avalia as medidas adotadas pela gestão, coordenação e corpo docente para enfrentar e prevenir episódios de preconceito e discriminação de gênero e sexualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelações de gênero na escola: o comportamento transgressor do padrão heteronormativo .pt_BR
dc.date.issued2024-04-17-
dc.description.abstractThis monograph proposes an investigation into the approach to issues of gender and sexuality in the early years of basic education. The choice of theme for the research was motivated by personal observations revealing that children, from a very young age, exhibit behaviors that challenge traditional social conceptions, which link gender to biological sex. From this perspective, the following question arises: how are early years professionals dealing with children who display behaviors different from the heteronormative standard? In pursuit of addressing this, the general objective of the study is to understand how teachers in the early years of elementary education deal with children who express behaviors different from heteronormativity. Specifically, to understand perceptions about the development of childhood sexuality and concepts of gender relations and sexual orientation by teachers; to identify how gender and sexuality issues were addressed in the initial and ongoing training of teachers; and to verify if there are efforts by the school to address sexism in the school environment. The applied methodology is characterized as a basic nature field research, with a qualitative approach and exploratory and descriptive character. A questionnaire with open-ended questions via Google Forms was used as the data collection instrument, applied to twenty-three early years teachers. Data analysis was performed using Laurence Bardin's content analysis (1997). Data collection involved teachers with an average age of twenty-nine years and an average of ten years of teaching experience in private and municipal schools. From the obtained responses, three discussion axes were identified: Childhood Gender and Sexuality - Teacher Perceptions, exploring the social representations of the interviewees regarding gender, sexuality, and the development of sexuality in childhood. Teacher Training on Childhood Gender and Sexuality, examining how the initial and ongoing training of teachers addresses or addressed these topics, and if they are adequately considered in the educational context, and Efforts of the School against Prejudice, assessing the measures adopted by management, coordination, and teaching staff to address and prevent episodes of gender and sexuality prejudice and discrimination.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38823-
dc.date.accessioned2024-11-04T13:30:04Z-
dc.date.available2024-11-04-
dc.date.available2024-11-04T13:30:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectPrejudicept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARDOZO , Wallison Lopes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGender relations at school: transgressive behavior against the heteronormative standard.pt_BR
dc.identifier.citationCARDOZO, Wallison Lopes. Relações de gênero na escola: o comportamento transgressor do padrão heteronormativo. 2024. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WALLISSON LOPES CARDOZO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdf Wallison Lopes Cardozo. Monografia Pedagogia. CFP 2024. 639.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.