Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38721
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, I. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2432834343713377pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, M. E. Bpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4553793783676245pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.-
dc.contributor.referee2PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.description.resumoEssa pesquisa trata-se de um estudo das temáticas do campo no contexto da Geografia escolar. Diante disso, a pesquisa busca entender sobre o processo de formação do espaço agrário no Brasil, com o intuito de discutir como as bases que sustentam o agronegócio no Brasil se encontram enraizadas na sociedade desde o processo de colonização, em seguida traz uma análise dos conteúdos agrários nos livros didáticos e as possibilidades de ensino das temáticas do campo. Nesse sentido, este trabalho tem como principal objetivo entender como a ideologia do agronegócio está presente na sociedade. Para alcançar os objetivos do trabalho buscamos investigar os pilares que sustentam o agronegócio diante da sociedade, através de diferentes conceitos e teorias sobre o tema, analisamos como os temas agrários estavam presentes na coleção de livros “por dentro da geografia” da editora saraiva aprovada pela PNLD de 2020. Por fim construímos cinco sequências didáticas com os temas presente nos livros analisados. A metodologia aplicada trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, também de forma documental com a análise de documentos que regem as políticas dos livros didáticos. A pesquisa ocorreu entre os meses de janeiro e junho de 2024, apoiada em autores, tais como: Bezerra (2009); Canuto (2004; 2009); Camacho (2014); Freire (2016); Moreira (2011); Silva (2018), entre tantos outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleO livro didático enquanto território em disputa: a ideologia do Agronegócio e do campesinato.pt_BR
dc.date.issued2024-07-12-
dc.description.abstractThis research is a study of field themes in the context of school Geography. In view of this, the research seeks to understand the process of formation of the agrarian space in Brazil, with the aim of understanding how the bases that support agribusiness in Brazil are rooted in society since the colonization process, then brings an analysis of the contents agricultural topics in textbooks and the possibilities for teaching rural themes. In this sense, this work's main objective is to understand how the ideology of agribusiness is present in society. To achieve the objectives of the work, we sought to investigate the pillars that support agribusiness in society, investigating different concepts and theories on the subject, we analyzed how agrarian themes were present in the collection of books “inside geography” from Saraiva publishers and we constructed five didactic sequences with the themes present in the books analyzed. The methodology applied is bibliographical research with a qualitative approach, also in a documentary form with the analysis of documents that govern textbook policies. The research took place between January and June 2024, supported by authors such as: Bezerra (2009); Canuto (2004, 2009); Camacho (2014); Freire (2016); Moreira (2011); Silva (2018), among many others.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38721-
dc.date.accessioned2024-10-25T18:10:37Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2024-10-25T18:10:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia agráriapt_BR
dc.subjectAgronegócio - Ideologiapt_BR
dc.subjectLivro didático - Geografia Agráriapt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectEspaço agrário - Formaçãopt_BR
dc.subjectAgricultura camponesapt_BR
dc.subjectAgrarian geographypt_BR
dc.subjectAgribusiness - Ideologypt_BR
dc.subjectTextbook - Agrarian Geographypt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectAgrarian space - Trainingpt_BR
dc.subjectPeasant agriculturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Isabela Araújo dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe textbook as a disputed territory: the ideology of Agribusiness and the peasantry.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Isabela Araújo dos. O livro didático enquanto território em disputa: a ideologia do Agronegócio e do campesinato. 2024. 61f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISABELA ARAÚJO DOS SANTOS. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2024.pdfIsabela Araújo dos Santos. Monografia Geografia. CFP 2024.1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.