Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38548
Title: Alfabetização: estratégia para superação da aprendizagem dos estudantes do Sistema Municipal de Ensino de São José de Piranhas pós-pandemia.
Other Titles: Literacy: strategy for overcoming the learning of students in the Municipal Education System of São José de Piranhas post-pandemic.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria de Fátima Avelino da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MONTIEL, Suzi Alves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMARAL, Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
Keywords: Aprendizagem infantil;Alfabetização;Estratégia de aprendizagem;Ensino - São José de Piranhas - Município - Paraíba;Children's learning;Literacy;Learning Strategy;Education - São José de Piranhas - Municipality - Paraíba
Issue Date: 23-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria de Fátima Avelino da. Alfabetização: estratégia para superação da aprendizagem dos estudantes do Sistema Municipal de Ensino de São José de Piranhas pós-pandemia. 2023. 23f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender quais as estratégias adotadas pelo sistema municipal de ensino de São José de Piranhas para a recomposição das aprendizagens do processo de alfabetização de crianças e adolescentes com déficit. Buscando responder a seguinte pergunta: qual a estratégia o Município tem adotado visando sanar ou amenizar as lacunas deixadas resultantes do período pandêmico? A importância deste trabalho se justifica pelo fato de que para a educação nacional é prioridade que crianças sejam alfabetizadas no período estipulado na Base Nacional Comum Curricular-BNCC. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa exploratória e o instrumento de coleta de dados utilizado foi a realização de uma entrevista semiestruturada com três participantes e observação in loco da estratégia utilizada e análise da proposta. O Núcleo de Aprendizagem é a estratégia criada pelo sistema de ensino para dirimir as dificuldades de aprendizagens dos estudantes doMunicípio. A partir dos resultados obtidos que a estratégia adotada pelo Município, vem se aprimorando ao longo do ano e se consolidando com resultados favoráveis aos objetivos propostos, mas, que o caminho é longo e precisa ser percorrido com esperança.
Keywords: Aprendizagem infantil
Alfabetização
Estratégia de aprendizagem
Ensino - São José de Piranhas - Município - Paraíba
Children's learning
Literacy
Learning Strategy
Education - São José de Piranhas - Municipality - Paraíba
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38548
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FÁTIMA AVELINO DA SILVA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf Maria de Fátima Avelino da Silva. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023.395.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.