Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38548
Title: | Alfabetização: estratégia para superação da aprendizagem dos estudantes do Sistema Municipal de Ensino de São José de Piranhas pós-pandemia. |
Other Titles: | Literacy: strategy for overcoming the learning of students in the Municipal Education System of São José de Piranhas post-pandemic. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Maria de Fátima Avelino da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MONTIEL, Suzi Alves. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | AMARAL, Gerlaine Belchior. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
Keywords: | Aprendizagem infantil;Alfabetização;Estratégia de aprendizagem;Ensino - São José de Piranhas - Município - Paraíba;Children's learning;Literacy;Learning Strategy;Education - São José de Piranhas - Municipality - Paraíba |
Issue Date: | 23-Nov-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Maria de Fátima Avelino da. Alfabetização: estratégia para superação da aprendizagem dos estudantes do Sistema Municipal de Ensino de São José de Piranhas pós-pandemia. 2023. 23f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender quais as estratégias adotadas pelo sistema municipal de ensino de São José de Piranhas para a recomposição das aprendizagens do processo de alfabetização de crianças e adolescentes com déficit. Buscando responder a seguinte pergunta: qual a estratégia o Município tem adotado visando sanar ou amenizar as lacunas deixadas resultantes do período pandêmico? A importância deste trabalho se justifica pelo fato de que para a educação nacional é prioridade que crianças sejam alfabetizadas no período estipulado na Base Nacional Comum Curricular-BNCC. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa exploratória e o instrumento de coleta de dados utilizado foi a realização de uma entrevista semiestruturada com três participantes e observação in loco da estratégia utilizada e análise da proposta. O Núcleo de Aprendizagem é a estratégia criada pelo sistema de ensino para dirimir as dificuldades de aprendizagens dos estudantes doMunicípio. A partir dos resultados obtidos que a estratégia adotada pelo Município, vem se aprimorando ao longo do ano e se consolidando com resultados favoráveis aos objetivos propostos, mas, que o caminho é longo e precisa ser percorrido com esperança. |
Keywords: | Aprendizagem infantil Alfabetização Estratégia de aprendizagem Ensino - São José de Piranhas - Município - Paraíba Children's learning Literacy Learning Strategy Education - São José de Piranhas - Municipality - Paraíba |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38548 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA DE FÁTIMA AVELINO DA SILVA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Maria de Fátima Avelino da Silva. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023. | 395.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.