Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38548
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, M. F. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7546162302144670 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MONTIEL, Suzi Alves. | - |
dc.contributor.advisor1ID | MONTIEL, SUZI ALVES. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8148083481518979 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | AMARAL, Gerlaine Belchior. | - |
dc.contributor.referee2 | ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. | - |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender quais as estratégias adotadas pelo sistema municipal de ensino de São José de Piranhas para a recomposição das aprendizagens do processo de alfabetização de crianças e adolescentes com déficit. Buscando responder a seguinte pergunta: qual a estratégia o Município tem adotado visando sanar ou amenizar as lacunas deixadas resultantes do período pandêmico? A importância deste trabalho se justifica pelo fato de que para a educação nacional é prioridade que crianças sejam alfabetizadas no período estipulado na Base Nacional Comum Curricular-BNCC. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa exploratória e o instrumento de coleta de dados utilizado foi a realização de uma entrevista semiestruturada com três participantes e observação in loco da estratégia utilizada e análise da proposta. O Núcleo de Aprendizagem é a estratégia criada pelo sistema de ensino para dirimir as dificuldades de aprendizagens dos estudantes doMunicípio. A partir dos resultados obtidos que a estratégia adotada pelo Município, vem se aprimorando ao longo do ano e se consolidando com resultados favoráveis aos objetivos propostos, mas, que o caminho é longo e precisa ser percorrido com esperança. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Alfabetização: estratégia para superação da aprendizagem dos estudantes do Sistema Municipal de Ensino de São José de Piranhas pós-pandemia. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38548 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T14:53:52Z | - |
dc.date.available | 2024-10-17 | - |
dc.date.available | 2024-10-17T14:53:52Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Estratégia de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino - São José de Piranhas - Município - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Children's learning | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Learning Strategy | pt_BR |
dc.subject | Education - São José de Piranhas - Municipality - Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Maria de Fátima Avelino da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Literacy: strategy for overcoming the learning of students in the Municipal Education System of São José de Piranhas post-pandemic. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria de Fátima Avelino da. Alfabetização: estratégia para superação da aprendizagem dos estudantes do Sistema Municipal de Ensino de São José de Piranhas pós-pandemia. 2023. 23f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA DE FÁTIMA AVELINO DA SILVA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Maria de Fátima Avelino da Silva. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023. | 395.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.