Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38548
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. F. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7546162302144670pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTIEL, Suzi Alves.-
dc.contributor.advisor1IDMONTIEL, SUZI ALVES.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8148083481518979pt_BR
dc.contributor.referee1AMARAL, Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.referee2ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender quais as estratégias adotadas pelo sistema municipal de ensino de São José de Piranhas para a recomposição das aprendizagens do processo de alfabetização de crianças e adolescentes com déficit. Buscando responder a seguinte pergunta: qual a estratégia o Município tem adotado visando sanar ou amenizar as lacunas deixadas resultantes do período pandêmico? A importância deste trabalho se justifica pelo fato de que para a educação nacional é prioridade que crianças sejam alfabetizadas no período estipulado na Base Nacional Comum Curricular-BNCC. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa exploratória e o instrumento de coleta de dados utilizado foi a realização de uma entrevista semiestruturada com três participantes e observação in loco da estratégia utilizada e análise da proposta. O Núcleo de Aprendizagem é a estratégia criada pelo sistema de ensino para dirimir as dificuldades de aprendizagens dos estudantes doMunicípio. A partir dos resultados obtidos que a estratégia adotada pelo Município, vem se aprimorando ao longo do ano e se consolidando com resultados favoráveis aos objetivos propostos, mas, que o caminho é longo e precisa ser percorrido com esperança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAlfabetização: estratégia para superação da aprendizagem dos estudantes do Sistema Municipal de Ensino de São José de Piranhas pós-pandemia.pt_BR
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38548-
dc.date.accessioned2024-10-17T14:53:52Z-
dc.date.available2024-10-17-
dc.date.available2024-10-17T14:53:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAprendizagem infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEstratégia de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - São José de Piranhas - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectChildren's learningpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLearning Strategypt_BR
dc.subjectEducation - São José de Piranhas - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria de Fátima Avelino da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy: strategy for overcoming the learning of students in the Municipal Education System of São José de Piranhas post-pandemic.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria de Fátima Avelino da. Alfabetização: estratégia para superação da aprendizagem dos estudantes do Sistema Municipal de Ensino de São José de Piranhas pós-pandemia. 2023. 23f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FÁTIMA AVELINO DA SILVA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf Maria de Fátima Avelino da Silva. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023.395.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.