Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38544
Title: Insegurança alimentar e importância da agricultura familiar nos efeitos pós pandemia do COVID 19.
Other Titles: Food insecurity and the importance of family farming in the post-COVID-19 pandemic effects.
???metadata.dc.creator???: LUCENA, Jessyka Mendes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Jussara Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOGUEIRA, Virgínia de Fátima Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUTO, Patrícia Carneiro.
Keywords: Segurança alimentar;Agricultura sustentável;Coronavírus;Food security;Sustainable agriculture;Coronavirus
Issue Date: 13-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUCENA, Jessyka Mendes. Insegurança alimentar e importância da agricultura familiar nos efeitos pós pandemia do COVID 19. 2023. 39 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: É uma realidade que a pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeras dificuldades desde econômicas a psicossociais e por isso demandou adaptação dos setores de indústria, comércio, serviços e afetando principalmente o setor da alimentação. O objetivo desse estudo visou identificar as famílias em insegurança alimentar, propor estratégias mitigadoras e identificar como os produtores da agricultura familiar estão atuando nos programas de assistência social do município de Patos, PB. O presente estudo teve caráter descritivo e de campo o instrumento utilizado foi um questionário adaptado com base na Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Foram coletados 287 questionários, onde buscou avaliar o nível de segurança alimentar, onde a insegurança alimentar leve foi mais prevalente 43,23% (p > 00,5) da amostragem; o nível de escolaridade 47,2% com o ensino médio; os entrevistados apontam a alimentação como sendo um dos pontos que se observou melhorias 24,60%, reforçando o papel dos programas assistências desempenhadas pelos CRAS. O estado nutricional por meio do Índice de Massa Corpórea (IMC), apresenta 59,3% em eutróficos (normal), no período avaliado a atuação da agricultura familiar nos programas assistenciais, não estava sendo realizado que posteriormente foi retomado. Após análise dos dados do estudo explicitado pode-se perceber que as famílias estudadas se encontram em algum nível de insegurança alimentar, o grupo não apresenta inadequação nutricional em sua maioria. A entrega do plano de ação construído partir dos dados da pesquisa se mostrou de suma importância para nortear e planejar ações assertivas.
Keywords: Segurança alimentar
Agricultura sustentável
Coronavírus
Food security
Sustainable agriculture
Coronavirus
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38544
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JESSYKA MENDES LUCENA- DISSERTAÇÃO PPGSA 2023.pdfJessyka Mendes Lucena- Dissertação PPGSA 2023.635.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.