Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38514
Title: Icó e seus encantos: contribuições para a preservação do patrimônio histórico e cultural da princesa do Sertão.
Other Titles: Icó and its charms: contributions to the preservation of the historical and cultural heritage of the princess of Sertão.
???metadata.dc.creator???: FÉLIX, Laiany Henrique.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMILO, Janaína Valéria Pinto.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALEXANDRE, Jucieldo Ferreira.
Keywords: Política educacional - Icó - Município - Ceará;Ensino de História - Educação patrimonial;Patrimônio histórico e cultural;Pertencimento;História local;Educação - Icó- Município - Ceará;Educational policy - Icó - Municipality - Ceará;Teaching History - Heritage Education;Historical and cultural heritage;Belonging;Local history;Education - Icó- Municipality - Ceará
Issue Date: 18-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FÉLIX, Laiany Henrique. Icó e seus encantos: contribuições para a preservação do patrimônio histórico e cultural da princesa do Sertão. 2024. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: O projeto “Icó e Seus Encantos: as histórias por trás da princesa do sertão” foi uma ação desenvolvida na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Padre José Alves de Macêdo, na cidade de Icó, por um grupo de estudantes e uma professora, a partir da necessidade em desenvolver um projeto com a comunidade local na disciplina Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Prática Social. Esse trabalho monográfico nasce a partir desse projeto, tendo como objetivo principal a discussão da importância da educação Patrimonial dentro do ensino de história a partir de políticas educativas. A educação patrimonial tem se mostrado uma metodologia importante quando se trata de preservar o patrimônio cultural, dessa forma, utilizando da educação formal, que já é um espaço de troca de conhecimentos, as ações do projeto foram pensadas para levar arte, cultura e discutir sobre a necessidade da preservação do patrimônio local. Para isso foi utilizada uma abordagem quantitativa e qualitativa pautada na perspectiva freiriana de diálogo e empoderamento dos sujeitos. Aplicação de questionários e desenvolvimento de ações (roda de conversa, batalha de rimas, exposição) e utilização de rede social (@icoeseusencantos) foram os carros chefe do projeto. As ações foram efetivadas em 4 escolas da cidade, com públicos de idades diferentes, e escolas com modalidades de ensino diferentes. Através dos questionários observou-se que há um desconhecimento acerca do patrimônio local. As ações traçadas em cada ambiente de ensino objetivavam o (re) conhecimento dos espaços culturais da cidade, buscando despertar o sentimento de pertencimento e através desse a busca pela preservação das raízes identitárias. Conclui-se que há uma necessidade em continuar promovendo ações de educação patrimonial na cidade de Icó, utilizando os espaços educativos como importante precursor de troca de conhecimentos, propiciando a construção de uma sociedade mais atuante em seu espaço social, cultural e histórico.
Abstract: The project “Icó and Its Charms: the stories behind the princess of the backlands” was an action developed at the Padre José Alves de Macêdo Full-Time High School, in the city of Icó, by a group of students and a teacher, the starting from the need to develop a project with the local community in the Core of Work, Research and Social Practice discipline. This monographic work arises from this project, having as its main objective the discussion of the importance of Heritage education within the teaching of history based on educational policies. Heritage education has proven to be an important methodology when it comes to preserving cultural heritage, thus, using formal education, which is already a space for exchanging knowledge, the project's actions were designed to bring art, culture and discuss about the need to preserve local heritage. For this, a quantitative and qualitative approach was used based on the Freirean perspective of dialogue and empowerment of subjects. Application of questionnaires and development of actions (conversation circle, rhyme battle, exhibition) and use of social media (@icoeseusencantos) were the project's flagships. The actions were carried out in 4 schools in the city, with audiences of different ages, and schools with different teaching modalities. Through the questionnaires it was observed that there is a lack of knowledge about local heritage. The actions outlined in each teaching environment aimed to (re)knowledge the city's cultural spaces, seeking to awaken the feeling of belonging and through this the search for the preservation of identity roots. It is concluded that there is a need to continue promoting heritage education actions in the city of Icó, using educational spaces as an important precursor to the exchange of knowledge, enabling the construction of a more active society in its social, cultural and historical space.
Keywords: Política educacional - Icó - Município - Ceará
Ensino de História - Educação patrimonial
Patrimônio histórico e cultural
Pertencimento
História local
Educação - Icó- Município - Ceará
Educational policy - Icó - Municipality - Ceará
Teaching History - Heritage Education
Historical and cultural heritage
Belonging
Local history
Education - Icó- Municipality - Ceará
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38514
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAIANY HENRIQUE FÉLIX. MONOGRFIA HISTÓRIA. CFP 2024.pdf Laiany Henrique Félix. Monografia História. CFP, 2024.2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.