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Title: Uma pioneira do folclore: Mariza Lira e a participação feminina no Movimento Folclórico Brasileiro (1930-1950).
Other Titles: A pioneer of folklore: Mariza Lira and female participation in the Brazilian Folklore Movement (1930-1950).
???metadata.dc.creator???: TELES, Érica de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SALES NETO, Francisco Firmino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARQUES, Joedna Rodrigues.
Keywords: Folclore;Movimento Folclórico Brasileiro - Participação feminina;Estudos de gênero;Lima, Maria Luiza Lira de Araújo - 1899-1971;Mariza Lira;História intelectual;Folklore;Brazilian Folklore Movement - Female participation;Gender Studies;Lima, Maria Luiza Lira de Araújo - 1899-1971;Intellectual history
Issue Date: 18-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TELES, Érica de Souza. Uma pioneira do folclore: Mariza Lira e a participação feminina no Movimento Folclórico Brasileiro (1930-1950). 2024. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: O Movimento Folclórico Brasileiro se refere a um conjunto de intelectuais que, em meados do século XX, buscaram a valorização do folclore como um saber científico, como um campo de estudos e pesquisas em torno dos saberes populares. Sua organização e atuação em torno da Comissão Nacional de Folclore Brasileiro, em 1947, é conhecida por meio do estudo de Rodolfo Vilhena (1997). Entretanto, estudos específicos sobre a participação de cada intelectual no interior do Movimento Folclórico, especialmente a participação feminina, continuam por serem feitos. Podemos destacar a atuação intelectual de Maria Luiza Lira de Araújo Lima, a Mariza Lira (1899-1971), que fazia parte do referido Movimento, quando intensificou sua pesquisa em torno da música popular e das aproximações luso-brasileiras, escrevendo obras como Brasil Sonoro (1938), Chiquinha Gonzaga: grande compositora popular brasileira (1939), Achegas para a história do folclore no Brasil (1953) e Por Terras de Portugal (1956). Do ponto de vista da representação folclórica, devido à falta de visibilidade feminina naquela época, Mariza Lira foi uma das poucas mulheres que teve destaque neste Movimento. Por isso, é necessário estudarmos os discursos de gênero para entendermos como as mulheres estavam incorporadas ao campo de conhecimento científico em torno da chamada cultura popular. Pautamos nossas análises teóricas sob a perspectiva de Bonnie Smith (2003), quando ela questiona o lugar das relações de gênero na profissionalização do conhecimento científico. No campo da cultura popular, utilizaremos as definições discutidas por Burke (2005) e Chartier (1995). Em termos metodológicos, analisamos fontes periódicas, livros e artigos disponíveis nas Hemerotecas Digitais da Biblioteca Nacional e do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, por meio de Luca (2005) e Foucault (1997), analisando os discursos produzidos nas décadas de 1930 a 1950, anos de vasta publicação de Lira no cenário intelectual. Com esta análise, a partir da atuação de Mariza Lira, esperamos compreender o lugar social e cultural da mulher no Movimento Folclórico Brasileiro e, por conseguinte, na própria formação do Pensamento Social Brasileiro
Abstract: The Brazilian Folklore Movement refers to a group of intellectuals who, in the mid-20th century, sought to value folklore as scientific knowledge, as a field of study and research around popular knowledge. Its organization and activities around the National Commission of Brazilian Folklore, in 1947, are known through the study by Rodolfo Vilhena (1997). However, specific studies on the participation of each intellectual within the Folklore Movement, especially female participation, remain to be carried out. We can highlight the intellectual performance of Maria Luiza Lira de Araújo Lima, known as Mariza Lira (1899- 1971), who was part of the aforementioned Movement, when she intensified her research into popular music and Portuguese-Brazilian approaches, writing works such as Brasil Sonoro (1938), Chiquinha Gonzaga: great Brazilian popular composer (1939), Achegas for the history of folklore in Brazil (1953) and Por Terras de Portugal (1956). From the point of view of folkloric representation, due to the lack of female visibility at that time, Mariza Lira was one of the few women who stood out in this Movement. Therefore, it is necessary to study gender discourses to understand how women were incorporated into the field of scientific knowledge around the so-called popular culture. We base our theoretical analyzes on the perspective of Bonnie Smith (2003), when she questions the place of gender relations in the professionalization of scientific knowledge. In the field of popular culture, we will use the definitions discussed by Burke (2005) and Chartier (1995) . In methodological terms, we analyzed periodic sources, books and articles available in the Digital Newspaper Library of the National Library and the National Center for Folklore and Popular Culture, through Luca (2005) and Foucault (1997), analyzing the speeches produced in the decades from 1930 to 1950, years of vast publications on Lira's intellectual scene. With this analysis, based on Mariza Lira's performance, we hope to understand the social and cultural place of women in the Brazilian Folklore Movement and, consequently, in the formation of Brazilian social thought itself.
Keywords: Folclore
Movimento Folclórico Brasileiro - Participação feminina
Estudos de gênero
Lima, Maria Luiza Lira de Araújo - 1899-1971
Mariza Lira
História intelectual
Folklore
Brazilian Folklore Movement - Female participation
Gender Studies
Lima, Maria Luiza Lira de Araújo - 1899-1971
Intellectual history
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38486
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