Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38485
Title: As contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação docente do professor de História.
Other Titles: The contributions of the Pedagogical Residency Program in the teaching training of History teachers.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Damiana Raenna Bezerra do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MORAIS, Ana Lunara da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BASTOS, Raquel Leão.
Keywords: Formação docente;Programa Residência Pedagógica;Identidade do docente;Prática historiador - docente;Teacher training;Pedagogical Residency Program;Teacher identity;Historian practice - teacher
Issue Date: 18-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Damiana Raenna Bezerra do. As contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação docente do professor de História. 2024. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa realizada para este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), visa examinar as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação docente e profissional dos licenciados do curso de História, com base na experiência dos residentes bolsistas do PRP. Para esta finalidade, foram pautadas diferentes abordagens, como: a elaboração de uma revisão bibliográfica sobre o histórico da formação docente no Brasil, caracterização do PRP e sua relação com a identidade do docente e análises do relatório final escrito durante a residência, identificando as contribuições da PRP com enfoques no processo de formação inicial do Historiador-docente. Esse estudo iniciou-se em 2018, decorrendo por 18 meses de imersão dos residentes na Educação Básica na escola Cecília Estolano Meireles, no município de Cajazeiras, com regência específica na turma do 6° ano do ensino fundamental. A imersão do discente no programa possibilitou uma união entre a escola e universidade, ampliando os conhecimentos dos bolsistas sobre os saberes que regem a docência, o aproximando da realidade e dos desafios da educação, além da contribuição para a criação de metodologias de ensino, que envolve desde a produção de materiais didáticos, participações de reuniões, planejamentos e contato com a comunidade escolar. Para refletir sobre os processos, contexto históricos de formação e profissionalização, e a prática pedagógica, este estudo fundamenta-se nas teorias de Nóvoa (1992), Tardif (2002), Gadotti (2006), Tanuri (2000) e Vieira e Gomide (2008). A pesquisa destacou a significância da integração entre teoria e prática em programas como o PRP, que promovem a política de valorização profissional no ensino, enfatizando sua relevância na formação dos educadores.
Abstract: The research carried out for this Course Completion Work (TCC) aims to examine the contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) to the professional and educational formation of History graduates, based on the experiences of PRP resident scholars. To achieve this goal, several approaches were employed, including: conducting a literature review on the historical aspects of teacher education in Brazil, characterizing the PRP and its relationship with teacher identity, and analyzing the final report written during the residency to identify the PRP's contributions to the development of historian-teacher practices. These perspectives formed the basis for reflections on the initial formation process of historian-teachers. The study began in 2018 and spanned 18 months, during which residents immersed themselves in Basic Education at Cecília Estolano Meireles School in Cajazeiras municipality, specifically teaching the 6th grade. The immersion of participants in the program facilitated a synergy between school and university, enhancing the scholars' understanding of pedagogical knowledge, bringing them closer to the realities and challenges of education, and contributing to the development of teaching methodologies. This involvement encompassed the production of teaching materials, participation in meetings, planning activities, and engagement with the school community. To reflect on the processes, historical contexts of formation and professionalization, and pedagogical practice, this study is grounded in the theories of Nóvoa (1992), Tardif (2002), Gadotti (2006), Tanuri (2000), and Vieira and Gomide (2008). The research underscores the significance of integrating theory and practice in programs like PRP, which promote the professional valorization of teaching, thereby emphasizing its relevance in the education and training of educators.
Keywords: Formação docente
Programa Residência Pedagógica
Identidade do docente
Prática historiador - docente
Teacher training
Pedagogical Residency Program
Teacher identity
Historian practice - teacher
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38485
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAMIANA RAENNA BEZERRA DO NASCIMENTO. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2024.pdfDamiana Raenna Bezzera do Nascimento. Monografia História. CFP 2024.2.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.