Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38484
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, C. A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5793149798169426pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Israel Soares de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.contributor.referee1MORAIS, Ana Lunara da Silva.-
dc.contributor.referee2CÂNDIDO, Cícero Ribeiro.-
dc.description.resumoO presente trabalho que tem como objetivo principal investigar qual o impacto do uso de tecnologias no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos ciclos IV e V da Escola Cidadã Integral (ECI) Bonifácio Saraiva de Moura, no município de Monte Horebe-PB, buscando compreender como essas ferramentas pedagógicas podem contribuir para a melhoria do processo educacional. Tendo como princípio motivador a observação de como as metodologias tradicionais ainda se fazem presentes no ensino de história na EJA e com o intuito de poder contribuir para mudanças nesta realidade, este estudo encontra respaldo em autores renomados que discorrem sobre a inserção das tecnologias digitais como recurso metodológico facilitador do ensino/aprendizagem. Para obtenção de respostas aos objetivos pretendidos realizou-se pesquisa bibliográfica e um estudo de caso para obtenção de dados reais e concretos a partir da realidade. Os resultados encontrados apontam que os alunos da Educação de Jovens e Adultos possuem perfil específico geralmente associado a trabalho, família e necessidades divergentes dos alunos das etapas regulares, por isso o uso de metodologias ativas através das tecnologias são eficazes para estimular e incluir estes sujeitos no mundo da informação e contemporaneidade. Obteve-se também que estes recursos favorecem o exercício da docência e o ensino de história, e, apesar dos desafios enfrentados podem ser considerados aliados necessários para um ensino construtivista cujo personagem principal é o aluno, com suas memórias e história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleO ensino de História e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na modalidade EJA: um estudo nos Ciclos IV e V na ECI Bonifácio Saraiva de Moura no município de Monte Horebe - PB.pt_BR
dc.date.issued2024-07-16-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the impact of technology use on History teaching in Youth and Adult Education (EJA) in cycles IV and V at the Escola Cidadã Integral (ECI) Bonifácio Saraiva de Moura, in Monte Horebe-PB, seeking to understand how these pedagogical tools can contribute to improving the educational process. Motivated by observing how traditional methodologies are still present in EJA history teaching and intending to contribute to changes in this reality, this study is supported by renowned authors who discuss the integration of digital technologies as a facilitating methodological resource for teaching and learning. To achieve the intended objectives, a bibliographic research and a case study were conducted to obtain real and concrete data from the actual context. The results indicate that Youth and Adult Education students have a specific profile generally associated with work, family, and needs different from regular students. Therefore, the use of active methodologies through technologies is effective in stimulating and including these individuals in the world of information and contemporary life. It was also found that these resources favor the practice of teaching and the instruction of history, and despite the challenges faced, they can be considered necessary allies for constructivist teaching, where the main character is the student, with their memories and history.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38484-
dc.date.accessioned2024-10-15T23:09:23Z-
dc.date.available2024-10-15-
dc.date.available2024-10-15T23:09:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectTecnologia digital - Ensino de históriapt_BR
dc.subjectHistória - Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologypt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectDigital technology - Teaching historypt_BR
dc.subjectHistory - Youth and Adult Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Carlos Augusto da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistory teaching and the use of digital information and communication technologies in the EJA modality: a study in Cycles IV and V at ECI Bonifácio Saraiva de Moura in the municipality of Monte Horebe - PB.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Carlos Augusto da Silva. O ensino de História e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na modalidade EJA: um estudo nos Ciclos IV e V na ECI Bonifácio Saraiva de Moura no Município de Monte Horebe - PB. 2024. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLOS AUGUSTO DA SILVA NASCIMENTO. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2024.pdfCarlos Augusto da Silva Nascimento. Monografia História. CFP 2024.669.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.