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dc.creator.IDSOARES, F. J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5923664989248470pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Elri Bandeira de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, E. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6780232680640790pt_BR
dc.contributor.referee1FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.-
dc.contributor.referee2PONTES, Carlos Gildemar.-
dc.description.resumoO texto dramático Macário, de Álvares de Azevedo, publicado em 1855, apresenta a história da relação conturbada entre Macário e uma figura desconhecida, revelada como Satã. Ao longo da história, os comportamentos e situações em que Satã participa evidenciam o satanismo. A imagem do sobrenatural é formada em um espaço do cotidiano apresentando o que é sublime ao real, escapando da lógica e coerência. A partir das vertentes teóricas da literatura fantástica e do maravilhoso, elaboradas por críticos e autores que se dedicaram aos gêneros, é possível construir uma interpretação da formação do satanismo na obra. Ao analisar as evidências na narrativa, o trabalho apresenta o questionamento de como se combinam, esteticamente, o gênero fantástico e o gênero maravilhoso. O objetivo principal do presente trabalho é analisar e interpretar o fantástico e o maravilhoso, perante o satanismo, bem como discutir as aproximações teóricas entre o fantástico e o maravilhoso, discorrer criticamente sobre a presença do satanismo como tendência estética no romantismo e analisar a presença e funcionamento do fantástico e maravilhoso em Macário. O satanismo compõe um lado fantástico, pelo pavor criado diante da presença do Satã, mas também ao maravilhoso, pois a figura diabólica é reconhecida nos conhecimentos de mundo, social e religioso. Desse modo, a obra apresenta a hipótese de ambos os gêneros estarem presentes. Como metodologia, o trabalho é de cunho bibliográfico, por meio dos textos teóricos, qualitativos, análise de textos e de natureza aplicada, a partir da aplicação dos conceitos discutidos na obra analisada. Por meio da pesquisa bibliográfica, a fundamentação teórica tem como base as teorias desenvolvidas por Tzvetan Todorov (1970), David Roas (2014) e demais teóricos que auxiliam no processo da análise da obra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO diabo em cena: a presença do fantástico e do maravilhoso no drama Macário, de Álvares de Azevedo.pt_BR
dc.date.issued2023-06-06-
dc.description.abstractÁlvares de Azevedo's 1855 dramatic text Macário presents the story of the troubled relationship between Macário and an unknown figure, revealed to be Satan. Throughout the story, the behaviors and situations in which Satan participates, highlights the satanism in the work. The image of the supernatural is formed in an everyday space presenting what is sublime to the real, escaping from logic and coherence. From the theoretical strands of fantastic literature and the marvelous, elaborated by critics and authors who have dedicated themselves to the genres, it is possible to build an interpretation of the formation of Satanism in the work. By analyzing the evidence in the narrative, the work presents the questioning of how the fantastic and the marvelous genres are aesthetically combined through the presence of Satanism in the work. The main objective of this work is to analyze and interpret the fantastic and the marvelous, in the face of Satanism in Macario. As well as, discuss the theoretical approaches between the fantastic and the marvelous, critically discuss the presence of Satanism as an aesthetic tendency in Romanticism and analyze the presence and functioning of the fantastic and marvelous in Macario. Satanism composes a fantastic side, by the dread created by the presence of Satan, but also the marvelous, because the diabolical figure is recognized in the world, social and religious knowledge. In this way, the work has the hypothesis of possessing both genres, fantastic and marvelous. As a methodology, the work is bibliographic in nature, by means of theoretical texts, qualitative, text analysis, and applied, from the application of the concepts discussed in the analyzed work. Through the bibliographical research, the theoretical foundation is based on the theories developed by Tzvetan Todorov (1970), David Roas (2014) and other theorists that help in the process of analyzing the work.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38182-
dc.date.accessioned2024-09-30T23:41:29Z-
dc.date.available2024-09-30-
dc.date.available2024-09-30T23:41:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectGênero fantásticopt_BR
dc.subjectGênero maravilhosopt_BR
dc.subjectMacário – Álvares de Azevedopt_BR
dc.subjectRomantismopt_BR
dc.subjectDiscussão teórica – Fantástico e maravilhosopt_BR
dc.subjectSatanismo em Macáriopt_BR
dc.subjectGênero literáriopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOARES, Francisca Júlia da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe devil on the scene: the presence of the fantastic and the marvelous in the drama Macário, by Álvares de Azevedo.pt_BR
dc.identifier.citationSOARES. Francisca Júlia da Silva. O diabo em cena: a presença do fantástico e do maravilhoso no drama Macário, de Álvares de Azevedo. 2023. 53f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

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FRANCISCA JÚLIA DA SILVA SOARES. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfFrancisca Júlia da Silva Soares. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023.462.58 kBAdobe PDFView/Open


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