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dc.creator.IDLEVINO JÚNIOR, E. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1606059710576829pt_BR
dc.contributor.advisor1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1IDDI LORENZO, I. D. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568846210132439pt_BR
dc.contributor.referee1DINIZ, Lincoln da Silva.
dc.contributor.referee1IDDINIZ, L. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661738814291410pt_BR
dc.contributor.referee2AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee2IDAZEVEDO, S. L. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3664258994348544pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, situada no município de Campina Grande, Paraíba, Região Intermediária de Campina Grande, Paraíba. Realizamos pesquisa de campo por meio de questionários com alunos e professores da EJA, os quais puderam responder e refletir a respeito de questões relacionadas à evasão escolar, das dificuldades de aprendizagem, percepções de futuro, percepções de injustiças sociais e formas de se pensar sobre a Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino esta que se consolida como importante espaço formativo no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de teor social, educacional e político, alinhado com a linha de pensamento geográfica que identifica o indivíduo e o seu lugar no mundo. Para tanto, nos utilizamos da abordagem teórica de autores como Freire (2005). Compreendemos a EJA como espaço formativo no ambiente escolar, assim como capaz de consolidar a escola como lugar, não é apenas um espaço físico, mas também um espaço social, cultural e emocional que influencia e é influenciado pelas experiências e percepções individuais. O lugar pode ser um ponto de referência fundamental na formação da identidade e na construção do sentido de pertencimento de um indivíduo. Portanto, pode-se concluir que este trabalho teve como intuito compreender as percepções do indivíduo e do direito de estudar que lhe foi negado ainda em idade adequada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2022-05-22
dc.description.abstractThis research aimed to understand the perception of school subjects about the space of Youth and Adult Education (EJA) at the Reitor Edvaldo do Ó State School, located in the municipality of Campina Grande, Paraíba, Intermediate Region of Campina Grande, Paraíba. We carried out field research through questionnaires with EJA students and teachers, who were able to respond and reflect on issues related to school dropout, lear-ning difficulties, perceptions of the future, perceptions of social injustices and ways of thinking about Youth and Adult Education, a teaching modality that is consolidating itself as an important training space in the school environment. This is research into social, educational and political theory, aligned with the line of geographic thought that identifies the individual and their place in the world. To do so, we used the theoretical approach of authors such as Freire (2005). We understand EJA as a training space in the school environment, as well as capable of consolidating the school as a place, it is not only a physical space, but also a social, cultural and emotional space that influences and is influenced by individual experiences and perceptions. Place can be a fundamental point of reference in the formation of identity and in the construction of an individual's sense of belonging. Therefore, it can be concluded that this work aimed to understand the individual's perceptions and the right to study that he was denied at the appropriate age.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286
dc.date.accessioned2024-08-13T16:08:19Z
dc.date.available2024-08-13
dc.date.available2024-08-13T16:08:19Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos – EJApt_BR
dc.subjectJovens e Adultos – Direitos a Educaçãopt_BR
dc.subjectProgramas Governamentais – EJApt_BR
dc.subjectEscola – Espaço Físico – Social – Cultural e Emocionalpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education – EJApt_BR
dc.subjectYouth and Adults – Rights to Educationpt_BR
dc.subjectGovernment Programs – EJApt_BR
dc.subjectSchool – Physical – Social – Cultural and Emotional Spacept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe perception of school subjects about the space of Youth and Adult Education (EJA) at the Reitor Edvaldo do Ó State School, Campina Grande, Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationLEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete. A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. 68 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286pt_BR
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