Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201
Title: | Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. |
Other Titles: | Capitães da Areia, by Jorge Amado: a geographical reading proposal for high school. |
???metadata.dc.creator???: | ALMEIDA, Luanderson Mendes de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FERNANDES, Hercília Maria. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | MONTIEL, Suzi Alves. |
Keywords: | Geografia e literatura;Letramento geográfico;Geografia - Ensino médio;Interdisciplinaridade;Capitães de Areia - Proposta de leitura;Geography and literature;Geographic literacy;Geography - High school;Interdisciplinarity;Sand Captains - Reading proposal |
Issue Date: | 4-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este estudo aborda questões relacionadas ao ensino da geografia a partir da perspectiva interdisciplinar com a literatura. O objetivo do artigo consiste em analisar a importância do letramento geográfico por meio do exame do romance regionalista Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado, concentrando-se na compreensão crítica do espaço e nas múltiplas relações estabelecidas com os sujeitos humanos. Para tal feito, trabalhamos com a obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e os conceitos de espaço, paisagem, território e lugar, de maneira a considerar a articulação entre dois campos que se complementam, podendo, dessa forma, a geografia investigar e se beneficiar das realidades representadas nos textos literários. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva e analítica, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores como Freire (1970, 1981); Santos (1988, 1996); Cavalcanti (2002); Silva (2016), entre outros. Assim, abordar as categorias de análise por meio da ficção viabiliza um letramento geográfico significativo, permitindo ao aluno estabelecer relações, criar associações e compreender o seu espaço de vivência. |
Keywords: | Geografia e literatura Letramento geográfico Geografia - Ensino médio Interdisciplinaridade Capitães de Areia - Proposta de leitura Geography and literature Geographic literacy Geography - High school Interdisciplinarity Sand Captains - Reading proposal |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUANDERSON MENDES DE ALMEIDA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Luanderson Mendes de Almeida. Artigo Especialização em Formação Docente para a Educação Básica. CFP 2023. | 449.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.