Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ALMEIDA, L. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0925152511978733 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FERNANDES, Hercília Maria. | - |
dc.contributor.advisor1ID | FERNANDES, Hercília M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ARAÚJO, Edinaura Almeida de. | - |
dc.contributor.referee2 | MONTIEL, Suzi Alves. | - |
dc.description.resumo | Este estudo aborda questões relacionadas ao ensino da geografia a partir da perspectiva interdisciplinar com a literatura. O objetivo do artigo consiste em analisar a importância do letramento geográfico por meio do exame do romance regionalista Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado, concentrando-se na compreensão crítica do espaço e nas múltiplas relações estabelecidas com os sujeitos humanos. Para tal feito, trabalhamos com a obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e os conceitos de espaço, paisagem, território e lugar, de maneira a considerar a articulação entre dois campos que se complementam, podendo, dessa forma, a geografia investigar e se beneficiar das realidades representadas nos textos literários. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva e analítica, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores como Freire (1970, 1981); Santos (1988, 1996); Cavalcanti (2002); Silva (2016), entre outros. Assim, abordar as categorias de análise por meio da ficção viabiliza um letramento geográfico significativo, permitindo ao aluno estabelecer relações, criar associações e compreender o seu espaço de vivência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-20T12:32:51Z | - |
dc.date.available | 2024-06-20 | - |
dc.date.available | 2024-06-20T12:32:51Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Geografia e literatura | pt_BR |
dc.subject | Letramento geográfico | pt_BR |
dc.subject | Geografia - Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Capitães de Areia - Proposta de leitura | pt_BR |
dc.subject | Geography and literature | pt_BR |
dc.subject | Geographic literacy | pt_BR |
dc.subject | Geography - High school | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject | Sand Captains - Reading proposal | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALMEIDA, Luanderson Mendes de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Capitães da Areia, by Jorge Amado: a geographical reading proposal for high school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUANDERSON MENDES DE ALMEIDA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Luanderson Mendes de Almeida. Artigo Especialização em Formação Docente para a Educação Básica. CFP 2023. | 449.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.