Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, L. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0925152511978733pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Hercília Maria.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Hercília M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5652804027020933pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2MONTIEL, Suzi Alves.-
dc.description.resumoEste estudo aborda questões relacionadas ao ensino da geografia a partir da perspectiva interdisciplinar com a literatura. O objetivo do artigo consiste em analisar a importância do letramento geográfico por meio do exame do romance regionalista Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado, concentrando-se na compreensão crítica do espaço e nas múltiplas relações estabelecidas com os sujeitos humanos. Para tal feito, trabalhamos com a obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e os conceitos de espaço, paisagem, território e lugar, de maneira a considerar a articulação entre dois campos que se complementam, podendo, dessa forma, a geografia investigar e se beneficiar das realidades representadas nos textos literários. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva e analítica, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores como Freire (1970, 1981); Santos (1988, 1996); Cavalcanti (2002); Silva (2016), entre outros. Assim, abordar as categorias de análise por meio da ficção viabiliza um letramento geográfico significativo, permitindo ao aluno estabelecer relações, criar associações e compreender o seu espaço de vivência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleCapitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201-
dc.date.accessioned2024-06-20T12:32:51Z-
dc.date.available2024-06-20-
dc.date.available2024-06-20T12:32:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia e literaturapt_BR
dc.subjectLetramento geográficopt_BR
dc.subjectGeografia - Ensino médiopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCapitães de Areia - Proposta de leiturapt_BR
dc.subjectGeography and literaturept_BR
dc.subjectGeographic literacypt_BR
dc.subjectGeography - High schoolpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectSand Captains - Reading proposalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Luanderson Mendes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCapitães da Areia, by Jorge Amado: a geographical reading proposal for high school.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Luanderson Mendes de. Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANDERSON MENDES DE ALMEIDA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfLuanderson Mendes de Almeida. Artigo Especialização em Formação Docente para a Educação Básica. CFP 2023.449.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.