Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36182
Title: | O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais. |
Other Titles: | The process of including gifted students in regular school education elementary education: a discussion of challenges and alternatives educational. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Erica Dantas da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
Keywords: | Educação inclusiva;Superdotação - Alternativas educacionais;Ensino fundamental - Séries iniciais;Desafios-alunos com superdotação;Educação especial;inclusive education;Giftedness - Educational alternatives;Elementary education - Initial grades;Challenges-gifted students;special education |
Issue Date: | 11-Nov-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Erica Dantas da. O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente artigo objetiva discutir o processo de inclusão do aluno com superdotação no contexto do ensino regular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando os principais desafios e alternativas educacionais enfrentadas pela escola para a efetivação desta prática. Para tanto, metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, cuja fundamentação teórica respalda-se em autores como Renzulli (2004), Antipoff; Campos (2010), Maia-Pinto; Fleith (2004; 2015), dentre outros. A partir disso, verificou-se que os principais desafios concernentes ao processo de inclusão do aluno superdotado referem-se à precária formação docente, dificuldades na identificação dos alunos com altas habilidades nas escolas regulares, ensino tradicional e barreiras atitudinais, que se constituem como elementos que dificultam a efetivação da inclusão. Já no que se refere às alternativas educacionais constatou-se que o enriquecimento curricular, a aceleração do ensino e as estratégias pedagógicas adequadas constituem-se como meios assertivos para oportunizar a inclusão do educando superdotado. Portanto, faz-se necessário que a escola assuma uma função social de promover a inclusão de alunos com superdotação, haja vista que esta, atuará como uma instituição mediadora no que se refere à relação do educando com as suas habilidades e potencialidades, a partir da promoção de processos, práticas, experiências e situações que instiguem a curiosidade, o interesse e a motivação do aluno, estimulando, assim, as suas habilidades subjacentes |
Keywords: | Educação inclusiva Superdotação - Alternativas educacionais Ensino fundamental - Séries iniciais Desafios-alunos com superdotação Educação especial inclusive education Giftedness - Educational alternatives Elementary education - Initial grades Challenges-gifted students special education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36182 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ERICA DANTAS DA SILVA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Erica Dantas da Silva. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023. | 380.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.