Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36182
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, É. D | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7256114894339316 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves. | - |
dc.contributor.advisor1ID | COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5466767042587179 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | DANTAS, Nozângela Maria Rolim. | - |
dc.contributor.referee2 | ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. | - |
dc.description.resumo | O presente artigo objetiva discutir o processo de inclusão do aluno com superdotação no contexto do ensino regular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando os principais desafios e alternativas educacionais enfrentadas pela escola para a efetivação desta prática. Para tanto, metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, cuja fundamentação teórica respalda-se em autores como Renzulli (2004), Antipoff; Campos (2010), Maia-Pinto; Fleith (2004; 2015), dentre outros. A partir disso, verificou-se que os principais desafios concernentes ao processo de inclusão do aluno superdotado referem-se à precária formação docente, dificuldades na identificação dos alunos com altas habilidades nas escolas regulares, ensino tradicional e barreiras atitudinais, que se constituem como elementos que dificultam a efetivação da inclusão. Já no que se refere às alternativas educacionais constatou-se que o enriquecimento curricular, a aceleração do ensino e as estratégias pedagógicas adequadas constituem-se como meios assertivos para oportunizar a inclusão do educando superdotado. Portanto, faz-se necessário que a escola assuma uma função social de promover a inclusão de alunos com superdotação, haja vista que esta, atuará como uma instituição mediadora no que se refere à relação do educando com as suas habilidades e potencialidades, a partir da promoção de processos, práticas, experiências e situações que instiguem a curiosidade, o interesse e a motivação do aluno, estimulando, assim, as suas habilidades subjacentes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-11-11 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36182 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-19T17:16:09Z | - |
dc.date.available | 2024-06-19 | - |
dc.date.available | 2024-06-19T17:16:09Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Superdotação - Alternativas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Desafios-alunos com superdotação | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Giftedness - Educational alternatives | pt_BR |
dc.subject | Elementary education - Initial grades | pt_BR |
dc.subject | Challenges-gifted students | pt_BR |
dc.subject | special education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Erica Dantas da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The process of including gifted students in regular school education elementary education: a discussion of challenges and alternatives educational. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Erica Dantas da. O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ERICA DANTAS DA SILVA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Erica Dantas da Silva. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023. | 380.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.