Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, É. Dpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7256114894339316pt_BR
dc.contributor.advisor1COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.-
dc.contributor.advisor1IDCOÊLHO, Raimunda de Fátima Nevespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5466767042587179pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.description.resumoO presente artigo objetiva discutir o processo de inclusão do aluno com superdotação no contexto do ensino regular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando os principais desafios e alternativas educacionais enfrentadas pela escola para a efetivação desta prática. Para tanto, metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, cuja fundamentação teórica respalda-se em autores como Renzulli (2004), Antipoff; Campos (2010), Maia-Pinto; Fleith (2004; 2015), dentre outros. A partir disso, verificou-se que os principais desafios concernentes ao processo de inclusão do aluno superdotado referem-se à precária formação docente, dificuldades na identificação dos alunos com altas habilidades nas escolas regulares, ensino tradicional e barreiras atitudinais, que se constituem como elementos que dificultam a efetivação da inclusão. Já no que se refere às alternativas educacionais constatou-se que o enriquecimento curricular, a aceleração do ensino e as estratégias pedagógicas adequadas constituem-se como meios assertivos para oportunizar a inclusão do educando superdotado. Portanto, faz-se necessário que a escola assuma uma função social de promover a inclusão de alunos com superdotação, haja vista que esta, atuará como uma instituição mediadora no que se refere à relação do educando com as suas habilidades e potencialidades, a partir da promoção de processos, práticas, experiências e situações que instiguem a curiosidade, o interesse e a motivação do aluno, estimulando, assim, as suas habilidades subjacentespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais.pt_BR
dc.date.issued2023-11-11-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36182-
dc.date.accessioned2024-06-19T17:16:09Z-
dc.date.available2024-06-19-
dc.date.available2024-06-19T17:16:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSuperdotação - Alternativas educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Séries iniciaispt_BR
dc.subjectDesafios-alunos com superdotaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.subjectGiftedness - Educational alternativespt_BR
dc.subjectElementary education - Initial gradespt_BR
dc.subjectChallenges-gifted studentspt_BR
dc.subjectspecial educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Erica Dantas da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe process of including gifted students in regular school education elementary education: a discussion of challenges and alternatives educational.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Erica Dantas da. O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERICA DANTAS DA SILVA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfErica Dantas da Silva. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023.380.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.