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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36180
Title: | A temática de sexualidade na formação de professores na educação básica. |
Other Titles: | The theme of sexuality in teacher training in basic education. |
???metadata.dc.creator???: | BEZERRA, Daniele Vieira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SOUZA, Miryan Aparecida Nascimento de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de. |
Keywords: | Formação de Professor;Sexualidade;Educação básica;Sexualidade- Contexto escolar;Sexualidade homoafetiva;Teacher Training;Sexuality;basic education;Sexuality - School context;Homoaffective sexuality |
Issue Date: | 23-Nov-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BEZERRA, Daniele Vieira .A temática de sexualidade na formação de professores na educação básica. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A sexualidade é uma temática complexa que envolve alguns fatores, sejam eles subjetivos, bilológicos ou culturais, e é considerada ainda tabu social. Em análise para o estudo a esse emblemático tema pautamos como problema de pesquisa a questão “Para a base de formação docente de que modo importa compreender a sexualidade como estrutura de constituição de sujeitos?”. Para tanto, como objetivo geral definimos: Analisar a sexualidade como categoria para a base de formação docente tendo em vista a desconstrução do preconceito e da discriminação sexual em espaços escolares. Para a consecução de tal fim, como objetivos específicos traçamos: Identificar os desafios inerentes a sexualidade no contexto escolar; Discutir a diversidade sexual no âmbito escolar e refletir como os professores lidam com a discriminação em relação à sexualidade homoafetiva em contextos escolares de afirmação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi realizada entrevista semiestruturada com coordenadores, professores, pais/responsáveis e alunos. Para um estudo mais detalhado, foram analisados produções de Foucault (1976), Borges (2013), Marcon, Prudêncio e Gesser (2016), Deniz (2011), Lima (2020), Araújo e Carvalho (2021), Silva et al (2021), Magrini (2022), Furtado (2022), Altmann (2023), Brêstas (2011) e Paloma et al (2023), assim como documentos que direcionam a educação como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais- DCNs (2010) e os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN (1998). Conclui-se que a sexualidade na base de formação docente é essencial para a constituição dos sujeitos, além de contribuir para a desconstrução do preconceito e descriminação em espaços escolares. |
Keywords: | Formação de Professor Sexualidade Educação básica Sexualidade- Contexto escolar Sexualidade homoafetiva Teacher Training Sexuality basic education Sexuality - School context Homoaffective sexuality |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36180 |
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