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dc.creator.IDBEZERRA, D. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1624561411963700pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Wiama de Jesus Freitaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Miryan Aparecida Nascimento de.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.-
dc.description.resumoA sexualidade é uma temática complexa que envolve alguns fatores, sejam eles subjetivos, bilológicos ou culturais, e é considerada ainda tabu social. Em análise para o estudo a esse emblemático tema pautamos como problema de pesquisa a questão “Para a base de formação docente de que modo importa compreender a sexualidade como estrutura de constituição de sujeitos?”. Para tanto, como objetivo geral definimos: Analisar a sexualidade como categoria para a base de formação docente tendo em vista a desconstrução do preconceito e da discriminação sexual em espaços escolares. Para a consecução de tal fim, como objetivos específicos traçamos: Identificar os desafios inerentes a sexualidade no contexto escolar; Discutir a diversidade sexual no âmbito escolar e refletir como os professores lidam com a discriminação em relação à sexualidade homoafetiva em contextos escolares de afirmação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi realizada entrevista semiestruturada com coordenadores, professores, pais/responsáveis e alunos. Para um estudo mais detalhado, foram analisados produções de Foucault (1976), Borges (2013), Marcon, Prudêncio e Gesser (2016), Deniz (2011), Lima (2020), Araújo e Carvalho (2021), Silva et al (2021), Magrini (2022), Furtado (2022), Altmann (2023), Brêstas (2011) e Paloma et al (2023), assim como documentos que direcionam a educação como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais- DCNs (2010) e os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN (1998). Conclui-se que a sexualidade na base de formação docente é essencial para a constituição dos sujeitos, além de contribuir para a desconstrução do preconceito e descriminação em espaços escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA temática de sexualidade na formação de professores na educação básica.pt_BR
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36180-
dc.date.accessioned2024-06-19T16:36:38Z-
dc.date.available2024-06-19-
dc.date.available2024-06-19T16:36:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de Professorpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectSexualidade- Contexto escolarpt_BR
dc.subjectSexualidade homoafetivapt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectbasic educationpt_BR
dc.subjectSexuality - School contextpt_BR
dc.subjectHomoaffective sexualitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Daniele Vieira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe theme of sexuality in teacher training in basic education.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Daniele Vieira .A temática de sexualidade na formação de professores na educação básica. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
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