Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36180
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | BEZERRA, D. V. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1624561411963700 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LOPES, Wiama de Jesus Freitas. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LOPES, Wiama de Jesus Freitas | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SOUZA, Miryan Aparecida Nascimento de. | - |
dc.contributor.referee2 | SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de. | - |
dc.description.resumo | A sexualidade é uma temática complexa que envolve alguns fatores, sejam eles subjetivos, bilológicos ou culturais, e é considerada ainda tabu social. Em análise para o estudo a esse emblemático tema pautamos como problema de pesquisa a questão “Para a base de formação docente de que modo importa compreender a sexualidade como estrutura de constituição de sujeitos?”. Para tanto, como objetivo geral definimos: Analisar a sexualidade como categoria para a base de formação docente tendo em vista a desconstrução do preconceito e da discriminação sexual em espaços escolares. Para a consecução de tal fim, como objetivos específicos traçamos: Identificar os desafios inerentes a sexualidade no contexto escolar; Discutir a diversidade sexual no âmbito escolar e refletir como os professores lidam com a discriminação em relação à sexualidade homoafetiva em contextos escolares de afirmação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi realizada entrevista semiestruturada com coordenadores, professores, pais/responsáveis e alunos. Para um estudo mais detalhado, foram analisados produções de Foucault (1976), Borges (2013), Marcon, Prudêncio e Gesser (2016), Deniz (2011), Lima (2020), Araújo e Carvalho (2021), Silva et al (2021), Magrini (2022), Furtado (2022), Altmann (2023), Brêstas (2011) e Paloma et al (2023), assim como documentos que direcionam a educação como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais- DCNs (2010) e os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN (1998). Conclui-se que a sexualidade na base de formação docente é essencial para a constituição dos sujeitos, além de contribuir para a desconstrução do preconceito e descriminação em espaços escolares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | A temática de sexualidade na formação de professores na educação básica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36180 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-19T16:36:38Z | - |
dc.date.available | 2024-06-19 | - |
dc.date.available | 2024-06-19T16:36:38Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professor | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade- Contexto escolar | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade homoafetiva | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | pt_BR |
dc.subject | basic education | pt_BR |
dc.subject | Sexuality - School context | pt_BR |
dc.subject | Homoaffective sexuality | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BEZERRA, Daniele Vieira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The theme of sexuality in teacher training in basic education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Daniele Vieira .A temática de sexualidade na formação de professores na educação básica. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DANIELE VIEIRA BEZERRA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Daniele Vieira Bezerra. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023. | 615.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.