Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36162
Title: | Literatura infantil e temas fraturantes/sensíveis: um estudo sobre paranorama atual de pesquisas desenvolvidas no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da UFCG. |
Other Titles: | Children's literature and divisive/sensitive themes: a study on the current panorama of research developed in the Pedagogy course at the UFCG Teacher Training Center. |
???metadata.dc.creator???: | FERNANDO, Amanda Samila Vieira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | PEREIRA, Zildene Francisca. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ARAUJO, Edinaura Almeida de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | MONTIEL, Suzi Alves. |
Keywords: | Literatura infantil;Temas fraturantes/sensíveis;Ensino de literatura;Ensino fundamental - Anos iniciais;Pedagogia- Centro de Formação de Professores;Children's literature;Fracturing/sensitive themes;Teaching literature;Elementary education - Early years;Pedagogy - Teacher Training Center |
Issue Date: | 29-Nov-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FERNANDO, Amanda Samila Vieira. Literatura infantil e temas fraturantes/sensíveis: um estudo sobre o panorama atual de pesquisas desenvolvidas no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da UFCG. 2023. 26f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Sabemos que os temas fraturantes/sensíveis, como (morte, violência, preconceito, questões familiares), ainda, são pouco discutidos nas escolas, sobretudo, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo que isso ocorre por dois motivos: primeiro por se tratarem assuntos delicados para essa faixa etária, e segundo, por existir dificuldades por parte dos educadores para lidarem com os temas considerados sensíveis. Para a realização da pesquisa e escrita desse artigo nos perguntamos: por que a leitura literária de temas fraturantes/sensíveis, ainda é tão pouco utilizada nas salas de aulas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Com o intuito de desvelar essas questões, elencamos o objetivo geral assim descrito: refletir sobre a necessidade de abordagens e desenvolvimento de pesquisas em torno dos temas considerados fraturantes/sensíveis nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: analisar o panorama das produções científicas nas monografias do curso de Pedagogia, dos anos de 2013 a 2023, acerca da utilização da literatura infantil e temas fraturantes/sensíveis, disponíveis na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes, do Centro de Formação de Professores; demonstrar como a literatura pode atuar como facilitadora do trabalho com os temas fraturantes/sensíveis nas salas de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; discorrer sobre os temas considerados fraturantes/sensíveis e a importância de sua abordagem nos contextos escolares contemporâneos. Como base teórica, apoiamo-nos em escritos de autores como: Candido (2011); Todorov (2009); Barros e Azevedo (2019); Segabinazi e Barbosa (2019), dentre outros. Ao finalizarmos a pesquisa, levantamos a bandeira de que é imprescindível darmos continuidade aos estudos voltados para os temas fraturantes/sensíveis em sala de aula, pois enquanto pesquisadoras, sabemos que os textos literários não só podem, como devem fazer parte do cotidiano pessoal e educacional das crianças. |
Keywords: | Literatura infantil Temas fraturantes/sensíveis Ensino de literatura Ensino fundamental - Anos iniciais Pedagogia- Centro de Formação de Professores Children's literature Fracturing/sensitive themes Teaching literature Elementary education - Early years Pedagogy - Teacher Training Center |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36162 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AMANDA SAMILA VIEIRA FERNANDO. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇAO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Amanda Samila Vieira Fernando. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023. | 360.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.