Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36162
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MIGUEL, A. S. V. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6532730361145152 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PEREIRA, Zildene Francisca. | - |
dc.contributor.advisor1ID | PEREIRA, Z. F. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ARAUJO, Edinaura Almeida de. | - |
dc.contributor.referee2 | MONTIEL, Suzi Alves. | - |
dc.description.resumo | Sabemos que os temas fraturantes/sensíveis, como (morte, violência, preconceito, questões familiares), ainda, são pouco discutidos nas escolas, sobretudo, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo que isso ocorre por dois motivos: primeiro por se tratarem assuntos delicados para essa faixa etária, e segundo, por existir dificuldades por parte dos educadores para lidarem com os temas considerados sensíveis. Para a realização da pesquisa e escrita desse artigo nos perguntamos: por que a leitura literária de temas fraturantes/sensíveis, ainda é tão pouco utilizada nas salas de aulas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Com o intuito de desvelar essas questões, elencamos o objetivo geral assim descrito: refletir sobre a necessidade de abordagens e desenvolvimento de pesquisas em torno dos temas considerados fraturantes/sensíveis nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: analisar o panorama das produções científicas nas monografias do curso de Pedagogia, dos anos de 2013 a 2023, acerca da utilização da literatura infantil e temas fraturantes/sensíveis, disponíveis na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes, do Centro de Formação de Professores; demonstrar como a literatura pode atuar como facilitadora do trabalho com os temas fraturantes/sensíveis nas salas de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; discorrer sobre os temas considerados fraturantes/sensíveis e a importância de sua abordagem nos contextos escolares contemporâneos. Como base teórica, apoiamo-nos em escritos de autores como: Candido (2011); Todorov (2009); Barros e Azevedo (2019); Segabinazi e Barbosa (2019), dentre outros. Ao finalizarmos a pesquisa, levantamos a bandeira de que é imprescindível darmos continuidade aos estudos voltados para os temas fraturantes/sensíveis em sala de aula, pois enquanto pesquisadoras, sabemos que os textos literários não só podem, como devem fazer parte do cotidiano pessoal e educacional das crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil e temas fraturantes/sensíveis: um estudo sobre paranorama atual de pesquisas desenvolvidas no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da UFCG. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36162 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T18:14:51Z | - |
dc.date.available | 2024-06-18 | - |
dc.date.available | 2024-06-18T18:14:51Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Temas fraturantes/sensíveis | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia- Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Fracturing/sensitive themes | pt_BR |
dc.subject | Teaching literature | pt_BR |
dc.subject | Elementary education - Early years | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy - Teacher Training Center | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FERNANDO, Amanda Samila Vieira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Children's literature and divisive/sensitive themes: a study on the current panorama of research developed in the Pedagogy course at the UFCG Teacher Training Center. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERNANDO, Amanda Samila Vieira. Literatura infantil e temas fraturantes/sensíveis: um estudo sobre o panorama atual de pesquisas desenvolvidas no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da UFCG. 2023. 26f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AMANDA SAMILA VIEIRA FERNANDO. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇAO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Amanda Samila Vieira Fernando. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023. | 360.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.