Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36162
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMIGUEL, A. S. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6532730361145152pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1ARAUJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2MONTIEL, Suzi Alves.-
dc.description.resumoSabemos que os temas fraturantes/sensíveis, como (morte, violência, preconceito, questões familiares), ainda, são pouco discutidos nas escolas, sobretudo, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo que isso ocorre por dois motivos: primeiro por se tratarem assuntos delicados para essa faixa etária, e segundo, por existir dificuldades por parte dos educadores para lidarem com os temas considerados sensíveis. Para a realização da pesquisa e escrita desse artigo nos perguntamos: por que a leitura literária de temas fraturantes/sensíveis, ainda é tão pouco utilizada nas salas de aulas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Com o intuito de desvelar essas questões, elencamos o objetivo geral assim descrito: refletir sobre a necessidade de abordagens e desenvolvimento de pesquisas em torno dos temas considerados fraturantes/sensíveis nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: analisar o panorama das produções científicas nas monografias do curso de Pedagogia, dos anos de 2013 a 2023, acerca da utilização da literatura infantil e temas fraturantes/sensíveis, disponíveis na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes, do Centro de Formação de Professores; demonstrar como a literatura pode atuar como facilitadora do trabalho com os temas fraturantes/sensíveis nas salas de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; discorrer sobre os temas considerados fraturantes/sensíveis e a importância de sua abordagem nos contextos escolares contemporâneos. Como base teórica, apoiamo-nos em escritos de autores como: Candido (2011); Todorov (2009); Barros e Azevedo (2019); Segabinazi e Barbosa (2019), dentre outros. Ao finalizarmos a pesquisa, levantamos a bandeira de que é imprescindível darmos continuidade aos estudos voltados para os temas fraturantes/sensíveis em sala de aula, pois enquanto pesquisadoras, sabemos que os textos literários não só podem, como devem fazer parte do cotidiano pessoal e educacional das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleLiteratura infantil e temas fraturantes/sensíveis: um estudo sobre paranorama atual de pesquisas desenvolvidas no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36162-
dc.date.accessioned2024-06-18T18:14:51Z-
dc.date.available2024-06-18-
dc.date.available2024-06-18T18:14:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectTemas fraturantes/sensíveispt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Anos iniciaispt_BR
dc.subjectPedagogia- Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectFracturing/sensitive themespt_BR
dc.subjectTeaching literaturept_BR
dc.subjectElementary education - Early yearspt_BR
dc.subjectPedagogy - Teacher Training Centerpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDO, Amanda Samila Vieira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChildren's literature and divisive/sensitive themes: a study on the current panorama of research developed in the Pedagogy course at the UFCG Teacher Training Center.pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDO, Amanda Samila Vieira. Literatura infantil e temas fraturantes/sensíveis: um estudo sobre o panorama atual de pesquisas desenvolvidas no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da UFCG. 2023. 26f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA SAMILA VIEIRA FERNANDO. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇAO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfAmanda Samila Vieira Fernando. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023.360.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.