Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36106
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROZ, T. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6097501545659008pt_BR
dc.contributor.advisor1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.advisor1IDNOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3908692085613288pt_BR
dc.contributor.referee1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoO presente trabalho traz uma discussão sobre influências da espiritualidade religiosa na prática docente. Teve como justificativa possibilitar a reflexão sobre a importância da dimensão espiritual/religiosa dentro da escola, como promove os valores humanos, como impulsiona a transformação e a construção do ser educador. Tendo como objetivo principal: verificar se a espiritualidade religiosa de docentes influencia em suas práticas educativas. Para atingir o objetivo, iniciou-se uma análise acerca da temática, através dos estudos de renomados autores e, posteriormente, um estudo de campo, seguindo a abordagem qualitativa-descritiva para análise dos dados de um questionário aplicado à dez professores do fundamental I, de uma escola pública da cidade de Ipaumirim-Ce. A partir dos resultados obtidos foi possível constar que os professores percebem a importância da vivência espiritual religiosa diária e que essa vivência influencia na prática docente. Na perspectiva dos participantes, essa influência é positiva e corrobora para as relações estabelecidas na escola, entre professor-aluno, na promoção de valores referentes ao amor, paz, empatia e promove mudanças na vida particular, na prática da profissão, na percepção de si e do próximo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleInfluências da espiritualidade religiosa na prática docente.pt_BR
dc.date.issued2023-10-27-
dc.description.abstractThe present work discusses the influence of religious spirituality on teaching practice. It aims to allow reflection on the importance of the spiritual/religious dimension within the school, how it contributes to the promotion of human values and how it drives the transformation and construction of being na educator. The main objective was to verify whether the religious spirituality of teachers influences their pedagogical practice. In order to achieve these objective, na analysis of the subject was started through the studies of renowned authors, followed by a field study using a qualitative- descriptive approach with a questionnaire applied to tem primary school teachers from a public school in the city of Ipaumirim-Ce Based on the obtained results, it was evident that the teachers recognize the significance of a daily religious spiritual experience and how it impacts their teaching practice. From the point of view of the participants, this influence is positive and contributes to the relationships established in the school, between teachers and students, promoting values related to love, peace and empathy. It promotes changes in personal life, professional practice, and perceptions of self and others.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36106-
dc.date.accessioned2024-06-14T12:49:58Z-
dc.date.available2024-06-14-
dc.date.available2024-06-14T12:49:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrática docente - Espiritualidade religiosapt_BR
dc.subjectEspiritualidade religiosapt_BR
dc.subjectEspiritualidade na educaçãopt_BR
dc.subjectVivências espirituaispt_BR
dc.subjectTeaching practice - Religious spiritualitypt_BR
dc.subjectReligious spiritualitypt_BR
dc.subjectSpirituality in educationpt_BR
dc.subjectSpiritual experiencespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ, Thalyta de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInfluences of religious spirituality on teaching practice.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, Thalyta de Souza. Influências da espiritualidade religiosa na prática docente. 2023. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THALYTA DE SOUZA QUEIROZ. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfThalyta de Souza Queiroz. Monografia Pedagogia. CFP 2023.2.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.