Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35973
Title: | Da tirinha à notícia: uma proposta de retextualização aplicável ao 7º ano do ensino fundamental. |
Other Titles: | From comic strip to news: a retextualization proposal applicable to the 7th year of elementary school. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Millena Amorim da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | DANTAS, Wallace. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | RODRIGUES, Erik Viana Carlos. |
Keywords: | Gênero textual;Gênero discursivo/textuais;Leitura e escrita;Retextualização;Gênero tirinha;Oficina de leitura;Text genre;Discursive/textual genre;Reading and writing;Retextualization;Comic strip genre;Reading workshop;Tirinha |
Issue Date: | 6-Nov-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Millena Amorim da. Da Tirinha á Notícia: uma proposta de retextualização aplicável ao 7º ano do ensino fundamental. 2023. 63f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A retextualização é o processo de transformação de um texto em outro, presente em diversos contextos comunicativos do cotidiano e, nesse sentido, produtiva para o trabalho com a leitura e a escrita na sala de aula de Educação Básica. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo construir uma proposta de retextualização do gênero tirinha para o gênero notícia, aplicável ao 7° ano do Ensino Fundamental. Para esse feito, discutimos sobre os processos de retextualização; discorremos sobre os gêneros tirinha e gênero notícia; e elaboramos uma oficina com a proposta de retextualização de tirinhas em notícias, aplicável ao 7° Ano do Ensino Fundamental. Esta é uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. No processo de realização deste estudo, fundamentamos nossas discussões nos estudos sobre retextualização em Dell‘Isola (2007) e Marcuschi (2010); sobre Gêneros Discursivos/Textuais em Bakhtin (2003) e Marcuschi (2005); sobre tira em Ramos (2009-2016), além de considerar os documentos legais da Educação Básica do país como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultados da pesquisa, elucidamos a potencialidade de a retextualização de tirinhas em notícias ser promissora para despertar o interesse dos alunos para a leitura e produção textual, tornando o processo de aprendizado mais estimulante e eficaz. Além disso, outro resultado foi a produção e uma oficina de retextualização aplicável ao 7° ano do Ensino Fundamental. |
Abstract: | Retextualization is the process of transforming one text into another, present in various communicative contexts of everyday life, and, in this sense, productive for working with reading and writing in Basic Education classrooms. In this direction, this research aims to build a proposal for retextualizing the comic strip genre into the news genre, applicable to the 7th grade of Elementary School. To achieve this, we discuss the processes of retextualization; elaborate on the comic strip and news genres; and develop a workshop with the proposal of retextualizing comic strips into news, applicable to the 7th Grade of Elementary School. This is an applied research with a qualitative approach. In the process of conducting this study, we base our discussions on the studies of retextualization by Dell'Isola (2007) and Marcuschi (2010); on Discursive/Textual Genres by Bakhtin (2003) and Marcuschi (2005); on comics in Ramos (2009-2016), in addition to considering the legal documents of Basic Education in the country such as the National Curriculum Parameters (PCN) and the Common National Curriculum Base (BNCC). As results of the research, we elucidate the potential of retextualizing comic strips into news as promising to awaken students' interest in reading and textual production, making the learning process more stimulating and effective. Additionally, another result was the production of a workshop on retextualization applicable to the 7th grade of Elementary School. |
Keywords: | Gênero textual Gênero discursivo/textuais Leitura e escrita Retextualização Gênero tirinha Oficina de leitura Text genre Discursive/textual genre Reading and writing Retextualization Comic strip genre Reading workshop Tirinha |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Letras - Língua Portuguesa. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35973 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MILLENA AMORIM DA SILVA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGIESA. CFP 2023.pdf | Millena Amorim da Silva. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023. | 1.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.