Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35755
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Wallace.-
dc.contributor.referee2CORREA, Adriana Moreira de Souza.-
dc.description.resumoA leitura é um tema de constante discussão entre pesquisadores e professores que defendem que o ato de ler ultrapassa a simples decodificação do texto escrito, sendo, portanto, o ato de atribuir sentidos. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo relatar uma experiência vivida no estágio em escolas municipais na cidade de Marizópolis-PB, como docente em formação da área do curso de Letras - Língua Portuguesa. Para isso, discutimos sobre o processo de leitura com ênfase nas estratégias; descrevemos a experiência vivida no estágio na área de Língua Portuguesa, focalizando a leitura nos anos finais; e refletimos acerca da problemática descrita no relato. Para fomentar as discussões, a pesquisa está fundamentada, principalmente nos estudos de Kleiman (1999), Solé (1998), Koch e Elias (2013) no que se refere às concepções de leitura e estratégias para a formação de leitores proficientes; e em Fávero e Koch (2005) que apresentam conceitos de texto. Também consideramos a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, na fundamentação de leitura e suas estratégias. A metodologia deste trabalho corresponde ao tipo ex-post-facto e possui a abordagem qualitativa. Como resultados da pesquisa, ficou evidente que as estratégias de leitura podem trazer mudanças positivas para o ensino de Língua Portuguesa. Além disso, ressaltou-se a importância que o estágio tem para a formação dos docentes desta área, pois possibilita novas perspectivas de ensino da leitura através do que foi observado em sala e de como a compreensão textual é importante para a vida social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA leitura nos anos finais do ensino fundamental nas Escolas Municipais de Marizópolis-PB: uma experiência de estágio.pt_BR
dc.date.issued2023-11-06-
dc.description.abstractReading is a subject of constant discussion among researchers and teachers that research argues that the act of reading goes beyond the simple decoding of written text, and is therefore the act of assigning meanings. In this context, the aim of this research is to report on an internship experience in municipal schools in the city of Marizópolis-PB, as a teacher in training in the area of Languages - Portuguese Language. To this end, we discuss the reading process with an emphasis on strategies; we describe the internship experience in the area of Portuguese Language, focusing on reading in the final years; and we reflect on the problems described in the report. In order to foster discussions, the research is based mainly on the studies of Kleiman (1999), Solé (1998), Koch and Elias (2013) with regard to conceptions of reading and strategies for training proficient readers; and Fávero and Koch (2005) who present concepts of text. We also considered the National Common Core Curriculum (BNCC), which provides a basis for reading and its strategies. The methodology of this work corresponds to the ex-post-facto type and has a qualitative approach. The results of the research show that reading strategies can bring positive changes to Portuguese language teaching. In addition, the importance of the internship for the training of teachers in this area was highlighted, as it provides new perspectives on teaching reading through what was observed in the classroom and how important textual comprehension is for the social life.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35755-
dc.date.accessioned2024-05-22T20:43:31Z-
dc.date.available2024-05-22-
dc.date.available2024-05-22T20:43:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReading strategiespt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Basept_BR
dc.subjectInternshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Lahrra Katlyn Pedrosa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading in the final years of elementary school in the Municipal Schools of Marizópolis-PB: an internship experience.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Lahrra Katlyn Pedrosa de. A leitura nos anos finais do ensino fundamental nas Escolas Municipais de Marizópolis-PB: uma experiência de estágio. 2023. 41f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAHRRA KATLYN PEDROSA DE ARAÚJO. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfLahrra Katlyn Pedrosa de Araújo. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023.1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.