Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268
Title: | Monografia. |
Other Titles: | Monography |
???metadata.dc.creator???: | CAVALCANTI, Carlos José Barreto. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUZA, Antônio Clarindo Barbosa de. |
Keywords: | Prática de ensino de História;Formação docente - História;Estágio supervisionado - História;Parâmetros Curriculares Nacionais;Ensino de História;History teaching practice;Teacher training - History;Supervised internship - History;National Curriculum Parameters;Teaching History |
Issue Date: | 2001 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CAVALCANTI, Carlos José Barreto. Monografia. 2001. 49f. (Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste relatório tentaremos abordar um pouco da nossa experiência na disciplina de Prática de Ensino que nos abriu as portas para o estágio supervisionado. Contaremos como funcionou o mesmo, primeiramente partindo de discussões teóricas com o professor da Prática Alarcon Agra do Ó (isso na primeira etapa) e, posteriormente, aprofundando as discussões da disciplina dentro do próprio estágio, seguindo, neste caso, os comentários e sugestões feitas pelo orientador Antônio Clarindo (já na segunda etapa das atividades). Ao explanarmos os textos teóricos enfatizaremos se as teorias funcionaram ou podem ser usadas em sala de aula na prática. Descreveremos também o cronograma de atividades que mostra a forma como foi dividida a carga horária da disciplina. Descreveremos ainda a estrutura física da escola na qual fizemos o estágio supervisionado e como é formado o corpo docente e técnico. Esta parte recebeu o título de: “Se a História é uma arte, o professor é um artista”. Um ponto que achamos muito importante neste relatório é o que aborda, após uma pesquisa rápida e objetiva feita na própria escola, se os PCN's são utilizados na sala de aula e como os professores trabalham com este material. Com isso, convidamos todos a dar um passeio por este relatório para dividir o prazer que foi experenciar a união da teoria com a prática, ou seja, de tentar testar o que aprendemos dentro da Universidade na Escola de Ensino Fundamental e Médio. |
Keywords: | Prática de ensino de História Formação docente - História Estágio supervisionado - História Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino de História History teaching practice Teacher training - History Supervised internship - History National Curriculum Parameters Teaching History |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Relatórios de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CARLOS JOSÉ BARRETO CAVALCANTI - RELATÓRIO DE ESTÁGIO HISTÓRIA CH 2001.pdf | Carlos José Barreto Cavalcanti - Relatório de Estágio História CH 2001 | 2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.