Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202
Title: | Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). |
Other Titles: | Enrolling women: representations of the feminine in History textbooks (1980-2000). |
???metadata.dc.creator???: | MELO, Wanderléia Dias de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ARAÚJO, Eronildes Câmara. |
Keywords: | Feminino - representação - livro didático;Livro didático de História - mulheres;Análise de livro didático de História;Ensino de História;Mulheres - representação no livro didático;Identidades;Figura feminina - livros didáticos de História;Female - representation - textbook;History textbook - women;History textbook analysis;Teaching History;Women - representation in the textbook;Identities;Female figure - History textbooks |
Issue Date: | Oct-2007 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MELO, Wanderléia Dias de. Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). 2007. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A referente pesquisa busca desenvolver um estudo sobre as varias identidades femininas presentes e ausentes nos livros didáticos. O recorte temporal proposto fundamentou-se nos livros didáticos publicados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Varias leituras iconográficas e textuais desses livros foram feitas no sentido de questionar como os mesmos trabalham a historia feminina, melhor dizendo, como o feminino e representado nas imagens e nos textos; se os livros didáticos dão abertura para novas discussões como nos sugere a nova historiografia. Esse momento também sera propicio para refletirmos os porquês dessas vozes ausentes quanto ao feminino. Aproveitando o que os livros trazem sobre as mulheres, trabalharemos justamente as identidades, os novos cenários, apresentando outros discursos, outras subjetividades diferentes das que as praticas educativas formam, fabricam, divulgam, e assim, sobre a mulher, podem-se comentar suas ações, sua vivencia, um sujeito que também faz parte da historia da humanidade. |
Keywords: | Feminino - representação - livro didático Livro didático de História - mulheres Análise de livro didático de História Ensino de História Mulheres - representação no livro didático Identidades Figura feminina - livros didáticos de História Female - representation - textbook History textbook - women History textbook analysis Teaching History Women - representation in the textbook Identities Female figure - History textbooks |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WANDERLÉIA DIAS DE MELO - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2007..pdf | Wanderléia Dias de Melo - TCC Lic. História CH 2007 | 4.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.