Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MELO, W. D. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | OLIVEIRA, I. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de. | - |
dc.contributor.referee1ID | SOUZA, A. C. B. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | ARAÚJO, Eronildes Câmara. | - |
dc.contributor.referee2ID | ARAÚJO, E. C. | pt_BR |
dc.description.resumo | A referente pesquisa busca desenvolver um estudo sobre as varias identidades femininas presentes e ausentes nos livros didáticos. O recorte temporal proposto fundamentou-se nos livros didáticos publicados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Varias leituras iconográficas e textuais desses livros foram feitas no sentido de questionar como os mesmos trabalham a historia feminina, melhor dizendo, como o feminino e representado nas imagens e nos textos; se os livros didáticos dão abertura para novas discussões como nos sugere a nova historiografia. Esse momento também sera propicio para refletirmos os porquês dessas vozes ausentes quanto ao feminino. Aproveitando o que os livros trazem sobre as mulheres, trabalharemos justamente as identidades, os novos cenários, apresentando outros discursos, outras subjetividades diferentes das que as praticas educativas formam, fabricam, divulgam, e assim, sobre a mulher, podem-se comentar suas ações, sua vivencia, um sujeito que também faz parte da historia da humanidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.title | Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). | pt_BR |
dc.date.issued | 2007-10 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T15:12:03Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25 | - |
dc.date.available | 2024-03-25T15:12:03Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Feminino - representação - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de História - mulheres | pt_BR |
dc.subject | Análise de livro didático de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Mulheres - representação no livro didático | pt_BR |
dc.subject | Identidades | pt_BR |
dc.subject | Figura feminina - livros didáticos de História | pt_BR |
dc.subject | Female - representation - textbook | pt_BR |
dc.subject | History textbook - women | pt_BR |
dc.subject | History textbook analysis | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Women - representation in the textbook | pt_BR |
dc.subject | Identities | pt_BR |
dc.subject | Female figure - History textbooks | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MELO, Wanderléia Dias de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Enrolling women: representations of the feminine in History textbooks (1980-2000). | pt_BR |
dc.identifier.citation | MELO, Wanderléia Dias de. Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). 2007. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WANDERLÉIA DIAS DE MELO - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2007..pdf | Wanderléia Dias de Melo - TCC Lic. História CH 2007 | 4.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.