Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35156
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, T. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTENEGRO, Rosiienc Dias.-
dc.contributor.advisor1IDMONTENEGRO, R. D.pt_BR
dc.contributor.referee1LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.-
dc.contributor.referee1IDLEAL, F. L. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3903592587935367pt_BR
dc.contributor.referee2MONTENEGRO, .losé Benjamim.-
dc.contributor.referee2IDMONTENEGRO, J. B.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso discorre sobre a educação de jovens e adultos. O período aqui analisado e relativamente amplo, compreendendo do pós Segunda Guerra Mundial ate os dias atuais. A proposta de estudo foi conhecer os principais programas implementados e o lugar que tem sido direcionado a educação de jovens e adultos, doravante EJA, bem como as propostas pedagógicas, de acordo como contexto histórico com o objetivo de perceber as possíveis mudanças que ocorreram nessa área da educação, ao longo do tempo. Nossa pesquisa e baseada em vários autores que pesquisaram e refletiram sobre o tema. Dentre os autores que batalhamos podemos citar: Paiva, Gadotti, Arroyo, Beisiegel, Rodrigues, Ireland, autores esses que desenvolveram trabalhos relevantes que contribuíram para refletimos acerca da situação dessa área educativa. Utilizamos como instrumento metodológico questionários escritos realizados diretamente com os educandos. As razões da escolha desse tema devem-se ao interesse pessoal e também profissional. Por atuarmos na área da educação e percebermos que a EJA não é priorizada e como consequência presenciamos no cotidiano jovens e adultos que não tiveram acesso a escola na época apropriada, ou desistiram muito cedo e continuam não tendo a oportunidade, apesar de terem esse direito garantido por lei. Os sistemas educacionais mantêm a EJA a margem, desprezada, e a área da educação mais carente. Assim sendo vamos analisar uma pouco de sua história. As prioridades são para a educação básica de crianças e adolescentes. No entanto, se as elites dirigentes querem erradicar o analfabetismo, não podem deixar a parcela da população que não teve oportunidade de escolarização no período adequado para obtê-la, em lugar secundário, como vem ocorrendo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35156-
dc.date.accessioned2024-03-20T22:38:16Z-
dc.date.available2024-03-20-
dc.date.available2024-03-20T22:38:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectMétodo Paulo Freire - Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectMovimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRALpt_BR
dc.subjectCampanha de Educação de Adolescentes e Adultos - CEAApt_BR
dc.subjectPolíticas de alfabetização - Brasilpt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectPaulo Freire Method - Youth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectBrazilian Literacy Movement - MOBRALpt_BR
dc.subjectAdolescent and Adult Education Campaign - CEAApt_BR
dc.subjectLiteracy policies - Brazilpt_BR
dc.subjectHistory of Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Telma Maria de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeYouth and Adult Education.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Telma Maria de. Educação de Jovens e Adultos. 2004. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35156pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TELMA MARIA DE ALMEIDA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2004..pdfTelma Maria de Almeida - TCC Lic. História CH 20042.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.