Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31856
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDIAS, M. A. S. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5390532599098014pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA , Hérica Paiva.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Hérica Paiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.-
dc.description.resumoEsta pesquisa traz reflexões sobre a importância do incentivo às práticas de leitura e compreensão de textos para aquisição da competência leitora. Como objetivo geral pretendemos abordar sobre as práticas de leitura e compreensão de textos na perspectiva dos letramentos em turmas do 3º ano do ensino fundamental. O aporte teórico da pesquisa está pautado principalmente em Mortatti (2006), no que se refere a história da alfabetização na ótica dos métodos sintético e analítico; Soares (2003, 2010) e Kleiman (2005, 2007), no que tange aos conceitos e contribuições da alfabetização e do letramento; Marcuschi (2003, 2005, 2007, 2010), Antunes (2003, 2009), Bagno (2006), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), no que se refere aos gêneros textuais. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico de abordagem qualitativa, pois permite analisar os dados de forma sistemática para entender os conteúdos através de classificação das categorias encontradas (GIL, 2008). Como resultado da pesquisa, apresentamos uma proposta de intervenção direcionada aos professores do 3º ano do ensino fundamental do município de São José de Piranhas - PB. Tal proposta é constituída por cinco oficinas, produzidas a partir do gênero fábula, que envolve a leitura e compreensão de textos na perspectiva dos letramentos. Com isso, pretendemos oferecer aos nossos alunos uma prática leitora significativa capaz de formá-los como cidadãos críticos para atuar na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLer e compreender fábulas: uma proposta de intervenção em turmas do 3º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2023-04-12-
dc.description.abstractThis research brings reflections on the importance of encouraging reading practices and understanding texts for the acquisition of reading competence. As a general objective, we intend to address the practices of reading and understanding texts from the perspective of literacies in classes of the 3º year of elementary school. The research's theoretical contribution is based mainly on Mortatti (2006), regarding the history of literacy from the perspective of synthetic and analytical methods; Soares (2003, 2010) and Kleiman (2005, 2007), regarding the concepts and contributions of literacy and literacy; Marcuschi (2003, 2005, 2007, 2010), Antunes (2003, 2009), Bagno (2006), the National Curricular Parameters (PCN, 1997) and the National Common Curricular Base (BNCC, 2017), with regard to genres textual. This is a bibliographic research with a qualitative approach, as it allows analyzing the data systematically to understand the contents through the classification of the categories found (GIL, 2008). As a result of the research, we present an intervention proposal aimed at teachers of the 3rd year of elementary school in the municipality of São José de Piranhas - PB. This proposal consists of five workshops, produced from the fable genre, which involves reading and understanding texts from the perspective of literacies. With this, we intend to offer our students a meaningful reading practice capable of forming them as critical citizens to act in society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31856-
dc.date.accessioned2023-10-09T12:44:02Z-
dc.date.available2023-10-09-
dc.date.available2023-10-09T12:44:02Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectFábulaspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectCompreensão de textopt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectAlfabetização - Brasil - históriapt_BR
dc.subjectCompreensão de fábulaspt_BR
dc.subjectText genrept_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectFablespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectReading practicept_BR
dc.subjectText comprehensionpt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectLiteracy - Brazil - historypt_BR
dc.subjectUnderstanding fablespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDIAS, Maria Anailsa dos Santos Furtado.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and understanding fables: an intervention proposal in 3rd year elementary school classes.pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Maria Anailsa dos Santos Furtado. Ler e compreender fábulas: uma proposta de intervenção em turmas do 3º ano do ensino fundamental. 2023. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ANAILSA DOS SANTOS FURTADO DIAS. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2023.pdfMaria Anailsa dos Santos Furtado Dias. Dissertação PROFLETRAS. CFP. 2023.3.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.