Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31823
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. V. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7450750014546291pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Maria Edilara Batista de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, M. E. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4553793783676245pt_BR
dc.contributor.referee1LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Marcos Assis Pereira de.-
dc.description.resumoTrata-se do estudo histórico de todo o processo de luta dos povos do campo por uma educação do campo digna, através dos movimentos sociais que estão ativos no nosso país. A pesquisa busca compreender a formação do espaço agrário, explorando o desenvolvimento da Escola João Izidro de Sousa como escola do campo e os desafios enfrentados por colaboradores. A relevância desta pesquisa reside na abordagem das lutas de movimentos sociais e sindicais que influenciaram políticas públicas em prol de uma educação de qualidade nas áreas rurais. utilizando abordagem qualitativa, a pesquisa emprega análise bibliográfica e documental para explorar o contexto histórico e o cadastramento das escolas do campo, construindo reflexões teóricas com potencial aplicabilidade prática. Com o estudo é possível acompanhar o desenvolvimento histórico e político do espaço agrário brasileiro, desde a colonização até o início da modernização da agricultura. A melhoria da educação e das condições de vida emerge como demandas cruciais das comunidades rurais, buscando atenção por meio de políticas públicas influenciadas pelos movimentos sociais ao longo da história. Essas políticas visam abordar questões sociais e contradições resultantes da acumulação de capital no campo. A Educação desempenha um papel crucial como ponto de partida para impulsionar a mudança social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleEscola do campo ou escola no campo: o caso da escola João Izidro de Sousa.pt_BR
dc.date.issued2023-07-20-
dc.description.abstractThis is the historical study of the entire process of struggle of rural peoples for a dignified rural education, through the social movements that are active in our country. The research seeks to understand the formation of the agrarian space, exploring the development of Escola João Izidro de Sousa as a rural school and the challenges faced by collaborators. The relevance of this research resides in the approach to the struggles of social and union movements that influenced public policies in favor of quality education in rural areas. using a qualitative approach, the research employs bibliographical and documentary analysis to explore the historical context and the registration of rural schools, building theoretical reflections with potential practical applicability. With the study it is possible to follow the historical and political development of the Brazilian agrarian space, from colonization to the beginning of the modernization of agriculture. The improvement of education and living conditions emerges as crucial demands of rural communities, seeking attention through public policies influenced by social movements throughout history. These policies aim to address social issues and contradictions resulting from capital accumulation in the countryside. Education plays a crucial role as a starting point for driving social change.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31823-
dc.date.accessioned2023-10-06T13:13:57Z-
dc.date.available2023-10-06-
dc.date.available2023-10-06T13:13:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscola João Izidro de Sousapt_BR
dc.subjectMovimentos sociais do campopt_BR
dc.subjectEspaço agrário brasileiropt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectSemiárido nordestino - escola do campopt_BR
dc.subjectComunidades ruraispt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectJoão Izidro de Sousa Schoolpt_BR
dc.subjectRural social movementspt_BR
dc.subjectBrazilian agrarian spacept_BR
dc.subjectrural schoolpt_BR
dc.subjectNortheast semiarid - country schoolpt_BR
dc.subjectRural communitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, José Vinícius Soares da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCountry school or school in the countryside: the case of the João Izidro de school Sousa.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, José Vinícius Soares da. Escola do campo ou escola no campo: o caso da escola João Izidro de Sousa. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ VINICIUS SOARES DA SILVA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2023.pdf José Vinícius Soares da Silva. Monografia Geografia. CFP 2023.479.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.