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Title: A variação histórica lexical da língua portuguesa nos cordéis de Patativa do Assaré: uma proposta de ensino nos anos finais do ensino fundamental.
Other Titles: The historical lexical variation of the Portuguese language in the Patativa do Assaré cordéis: a teaching proposal in the final years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Jussara Santana de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Jose Wanderley Alves de.
Keywords: Variação léxical;Língua latina - histórico;Estudos lingüísticos;Latim em cordéis;Cultura nordestina;Língua portuguesa - formação;Linguagem poética;Análise de poemas;Patativa do Assaré;Cordel- variação lexical;Lexical variation;Latin language - history;linguistic studies;Latin in strings;Northeastern culture;Portuguese language - training;Poetic language;Analysis of poems;Cordel - lexical variation
Issue Date: 21-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Jussara Santana de. A variação histórica lexical da língua portuguesa nos cordéis de Patativa do Assaré: uma proposta de ensino nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho se insere dentro do campo dos estudos linguísticos, mais especificamente, do estudo das variações lexicais da língua em poemas de Patativa do Assaré. Nesse sentido, o objetivo geral é estudar os aspectos de variação linguística, a partir da origem da língua portuguesa que vem do latim, em cordéis de Patativa do Assaré, no sentido de reconhecer sua linguagem como representante da cultura nordestina. E para alcançá-lo, elencamos como objetivos específicos: Descrever brevemente a história da Língua Latina e a formação da Língua Portuguesa, principalmente voltada para os aspectos lexicais do português brasileiro; Identificar na linguagem poética dos cordéis do autor aspectos da variação lexical; Propor uma sequência didática a partir do estudo da variação lexical em dois cordéis, tendo em vista uma proposta didática para o ensino fundamental como forma de compreender melhor o ensino do português, focando no conhecimento histórico da língua. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, uma vez que partimos da leitura e análise dos poemas A vida aqui é assim e Vingança de matuto, do poeta cearense citado acima. Para tanto, ancoramos nossas reflexões teóricas em estudiosos da área, tais como, Bagno (1999, 2002, 2007,2010, 2012), Spina (2008), Banza (2010), Botelho (2013), Coutinho (2011), Câmara Jr (1979), entre outros. Com isso, observamos que os poemas estudados, em sua grande maioria, apresentam variações lexicais que podem ser compreendidas através dos metaplasmos. Além disso, com base na análise desses poemas, propomos uma atividade em forma de sequência didática, não como modelo pronto, mas como uma alternativa de estudo da relação língua falada e língua escrita no ensino fundamental.
Abstract: The present work is inserted within the field of linguistic studies, more specifically, the study of lexical variations of language in poems by Patativa do Assaré. In this sense, the main objective is to study the aspects of linguistic variation, from the origin of the Portuguese Language that comes from Latin, on Patativa do Assaré’s cordéis, in the sense of recognizing its language as representative of northeastern culture. And to reach it, we list as specific objectives: Briefly to describe the history of the Latin Language and the formation of the Portuguese Language, principally focused on the lexical aspects of the Brazilian Portuguese; To identify in the poetic language of the author’s cordéis aspects of lexical variation; To propose a didactic sequence from the study of lexical variation in two cordéis, in view of a didactic proposal to elementary school as a way to understand better the teaching of Portuguese, focusing on the historic knowledge of the language. The work is characterized as a qualitative, descriptive and exploratory research, since we start from the reading and analysis of the poems A vida aqui é assim and Vingança de matuto, of the Ceará poet cited above. Therefore, we anchor our theoretical reflections in scholars of the area, such as Bagno (1999, 2002, 2007,2010, 2012), Spina (2008), Banza (2010), Botelho (2013), Coutinho (2011), Câmara Jr (1979), among others. With this, we observed that the poems studied, in their great majority, present lexical variations that can be understood through the metaplasms. In addition, based on the analysis of these poems, we proposed an activity in the form of a didactic sequence; not as a ready-made model, but as an alternative study of the relationship between spoken language and written language in elementary school.
Keywords: Variação léxical
Língua latina - histórico
Estudos lingüísticos
Latim em cordéis
Cultura nordestina
Língua portuguesa - formação
Linguagem poética
Análise de poemas
Patativa do Assaré
Cordel- variação lexical
Lexical variation
Latin language - history
linguistic studies
Latin in strings
Northeastern culture
Portuguese language - training
Poetic language
Analysis of poems
Cordel - lexical variation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31508
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

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