Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31468
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, L. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5812737966318116pt_BR
dc.contributor.advisor1BORBA, Valéria Maria de Lima.-
dc.contributor.advisor1IDBORBA, V. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764023649002251pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Fernanda Andréa Fernandes.-
dc.contributor.referee2CUNHA, Ane Cristine Hermino.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral analisar como o professor trabalha com a tabuada nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola localizada no Município de Cajazeiras-PB. Para tanto, baseamos nosso referencial teórico nas seguintes discussões: (a) Contrato Didático e a Relação Professor-Aluno Mediada Pelo Saber, em que discutimos o conceito de Contrato Didático e sua influência na sala de aula; e (b) A tabuada de multiplicação no contexto escolar: considerações acerca do saber em questão, explorando aspectos importantes relacionados ao ensino da tabuada de multiplicação no ambiente de sala de aula. A problemática central da pesquisa é investigar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental estão ensinando a tabuada de multiplicação? O qual parte da hipótese de que a tabuada é fundamental para a maioria dos conteúdos de Matemática, com a memorização das tabelas sendo essencial para o desenvolvimento posterior da disciplina, fato esse que gerou uma inquietação acerca da busca por compreender os modos como tal assunto é trabalhado em sala com os alunos. A metodologia adotada se deu partir de uma pesquisa do tipo empírica e de natureza qualitativa, a qual foi conduzida em uma instituição pública de ensino, tendo como sujeito participante uma professora atuante em uma turma de 5° ano. O principal instrumento/técnica de produção e captura dos dados foi a videografia das aulas. Por meio da realização da análise dos dados gerados, são examinadas as interações em sala de aula e as decisões didáticas da professora (nomeada por nós como Ametista) em relação ao ensino da tabuada de ultiplicação que conduziram para a identificação de alguns elementos que foram definidores para a compreensão das atitudes docentes ao ensinar tal conteúdo nas aulas de Matemática. O estudo mostrou que a investigação baseada a partir do fenômeno do Contrato Didático permitiu uma análise detalhada do ensino da tabuada, revelando a importância de tornar o processo de ensino e, também, de aprendizagem dos fatos fundamentais da multiplicação significativo, o qual pode ter foco excessivo na memorização em detrimento da compreensão dos conceitos subjacentes ao saber em ‘jogo’pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO ensino da tabuada de multiplicação nos anos inicias do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático.pt_BR
dc.date.issued2023-06-07-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze how teachers work with multiplication tables in the early years of elementary education in a school located in Cajazeiras-PB municipality. To do so, we based our theoretical framework on the following discussions: (a) Didactic Contract and the Teacher-Student Relationship Mediated by Knowledge, where we discuss the concept of Didactic Contract and its influence in the classroom; and (b) The multiplication tables in the school context: considerations about the knowledge at hand, exploring important aspects related to the teaching of multiplication tables in the classroom environment. The central problem of the research is to investigate how teachers in the early years of elementary education are teaching the multiplication tables. This stems from the hypothesis that the multiplication tables are fundamental for most Mathematical content, with the memorization of the tables being essential for the later development of the subject. This fact has sparked concerns about understanding the ways in which this topic is approached in the classroom with students. The methodology adopted was based on empirical research of a qualitative nature, conducted in a public educational institution, with a participating subject being an active teacher in a 5th-grade class. The main instrument/technique for data production and capture was videography of the classes. Through the analysis of the generated data, classroom interactions and the didactic decisions made by the teacher (referred to by us as Amethyst) regarding the teaching of multiplication tables were examined, leading to the identification of some elements that were defining for the understanding of teachers' attitudes when teaching this content in Mathematics classes. The study showed that an investigation based on the phenomenon of the Didactic Contract allowed for a detailed analysis of the teaching of multiplication tables, revealing the importance of making the teaching and learning process of fundamental multiplication facts meaningful, which can sometimes overly focus on memorization at the expense of understanding the underlying concepts at ‘play’.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31468-
dc.date.accessioned2023-08-16T13:05:25Z-
dc.date.available2023-08-16-
dc.date.available2023-08-16T13:05:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDidática em matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino da tabuada de multiplicaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - série iniciaispt_BR
dc.subjectEscola municipal - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectContrato didáticopt_BR
dc.subjectRelação -professor-alunopt_BR
dc.subjectTabuada de multiplicaçãopt_BR
dc.subjectAulas de matemática-ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectAtividades docentes em matemáticapt_BR
dc.subjectDidactics in Mathematicspt_BR
dc.subjectTeaching the multiplication tablept_BR
dc.subjectMathematics - initial seriespt_BR
dc.subjectMunicipal school - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectDidactic contractpt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshippt_BR
dc.subjectMultiplication tablept_BR
dc.subjectMathematics classes-elementary schoolpt_BR
dc.subjectMathematics teaching activitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Lucas Menezes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of the multiplication table in the early years of elementary school: an analysis from the perspective of the didactic contract.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Lucas Menezes de. O ensino da tabuada de multiplicação nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva do contrato didático. 2023. 108f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS MENEZES DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfLucas Menezes de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2023.1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.