Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31445
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, I. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3437323574011205pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1JOCA, Alexandre Martins.-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, João Marcos de Souza.-
dc.description.resumoO presente trabalho faz uma abordagem a respeito da inserção de homens pedagogos na docência da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo principal do estudo é compreender o processo de formação e inserção desses profissionais nessas etapas de ensino. Para tal, partimos do problema de pesquisa imbuído na seguinte questão: como os homens pedagogos percebem a sua inserção na docência da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nessa direção, para darmos embasamento teórico ao estudo, nos fundamentamos em autores como Vianna (2013); Butter (2019; 2019; 2017); Silva (2014); Louro (2012; 2022); Demartini e Antunes, (1993); Vargas (2016); Fernandes (2019), entre outros. Considerando a dimensão da temática, adotamos a pesquisa qualitativa, utilizando a pesquisa de campo e tendo como caminhos investigativos a pesquisa exploratória e explicativa. Como instrumentos e procedimentos de coleta de dados, adotamos um roteiro de perguntas, no qual foi possível realizar entrevistas semiestruturadas com quatro homens pedagogos que atuam ou tenham atuado por um longo tempo na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processamento e análise dos dados coletados deram-se a partir da análise de conteúdo na perspectiva da análise temática proposta por Bardin (1977). A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que o processo de inserção de homens pedagogos na Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental revela que há claramente uma divisão sexual do trabalho e de que a Pedagogia e o trabalho docente na Educação Infantil e nos anos inicias do Ensino Fundamental ainda é um trabalho exercido majoritariamente por mulheres, e portanto, a presença desses corpos masculinos ainda é atravessada por estranhamentos, rejeição, violências, julgamentos e preconceitos. Entretanto, os resultados são expressivos ao mostrarem que esses homens também estão dispostos a combater esses preconceitos, transgredirem à norma e permanecerem no exercício da docência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2023-06-13-
dc.description.abstractThe present work deals with the insertion of male pedagogues in the teaching of Early Childhood Education and the initial years of Elementary School. The main objective of the study is to understand the formation and insertion process of these professionals in these teaching stages. For this, we start from the research problem imbued in the following question: how do male pedagogues think about their insertion in Early Childhood Education teaching and in the early years of Elementary Education? In this direction, to give the study a theoretical basis, we base ourselves on authors such as Vianna (2013); Butter (2019; 2019; 2017); Silva (2014); Louro (2012; 2022); Demartini e Antunes, (1993); Vargas (2016); Fernandes (2019), among others. Considering the dimension of the theme, we adopted qualitative research, using field research and having exploratory and explanatory research as investigative paths. As data collection instruments and procedures, we adopted a script of questions, in which it was possible to carry out semi-structured interviews with four male educators who work or have worked for a long time in Early Childhood Education or in the early years of Elementary School. The processing and analysis of the collected data took place from the content analysis perspective of the thematic analysis proposed by Bardin (1977). From the results obtained, it was possible to verify that the insertion process of male educators in Early Childhood Education and the initial years of Elementary School reveals that there is clearly a sexual division of labor and that Pedagogy and teaching work in Early Childhood Education and in the years The beginning of Elementary School is still a job exercised mostly by women, and therefore, the presence of these male bodies is still crossed by estrangement, rejection, violence, judgments and prejudices. However, the results are expressive in showing that these men are also willing to fight these prejudices, transgress the norm and stay in the teaching profession.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31445-
dc.date.accessioned2023-08-15T14:28:24Z-
dc.date.available2023-08-15-
dc.date.available2023-08-15T14:28:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectHomens pedagogospt_BR
dc.subjectFormação de pedagogopt_BR
dc.subjectGênero e educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogo - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectAnos iniciais - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectMen pedagoguespt_BR
dc.subjectPedagogue trainingpt_BR
dc.subjectGender and educationpt_BR
dc.subjectPedagogue - elementary schoolpt_BR
dc.subjectEarly years - elementary schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Ismael Alves da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe training and insertion of male pedagogues in teaching early childhood education and the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Ismael Alves da. A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental. 2023. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISMAEL ALVES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfIsmael Alves da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2023.646.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.