Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31118
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5766779524592479pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Israel Soares de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.contributor.referee1CAMILO, Janaina Valéria Pinto.-
dc.contributor.referee2SANTANA , Rosemere Olímpio de.-
dc.description.resumoA História se ocupa das inúmeras transformações e permanências que ocorrem com os homens e mulheres através do tempo. A História também é polissêmica, mas, como disciplina presente na “grade curricular” do Ensino Básico, pode proporcionar o conhecimento acerca das vivências humanas, bem como contribuir com a construção da nossa identidade. Sendo assim, neste trabalho, apresentamos uma problematização a respeito da importância do ensino de História no 3º ano do Ensino Médio, uma vez que os alunos desse ano já percorreram quase toda caminhada da Educação Básica e do currículo de História nesta etapa de ensino. No que se refere aos objetivos, buscamos analisar elementos de consciência histórica que a disciplina pode propiciar aos alunos, as percepções que eles apresentam sobre a História, bem como a importância e o porquê de se estudá-la, além disso, em meio às vivências da sociedade da informação e comunicação, buscamos discutir como as tecnologias em sala de aula podem renovar o ensino, bem como servir de ponto para formação da consciência histórica dos discentes. O referido estudo visa compreender a visão que os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola ECI Joel Pereira da Silva, do município de Carrapateira PB possuem sobre a disciplina de História através de um estudo de caso, por meio de um questionário, que utiliza o método qualitativo do tipo descritivo e o estudo bibliográfico para se basear na concepção de alguns autores sobre a pesquisa em questão. Trabalharemos a partir das perspectivas de Jörn Rüsen 2001, Caio Boschi 2019, Selva Guimarães 2003, Israel Soares 2017, entre outros. Ressalte-se que grande parte dos alunos entrevistados consideram a História como uma disciplina que examina o passado e outros apenas para tirar uma boa nota no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleEnsino de história, tecnologias digitais da informação e comunicação e consciência histórica: percepções de alunos do 3º ano do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2023-06-15-
dc.description.abstractThe History is concerned with the countless transformations and permanence that occur with men and women through time. History is also polysemic, but, as a discipline present in the “curricular grade” of Basic Education, it can provide knowledge about human experiences, as well as contribute to the construction of our identity. Therefore, in this work, we present a problematization regarding the importance of teaching History in the 3rd year of High School, since the students of that year have already covered almost the entire course of Basic Education and the History curriculum in this stage of teaching. With regard to the objectives, we seek to analyze elements of historical awareness that the discipline can provide to students, as proof that they present about History, as well as the importance and reason for studying it, in addition, in the midst of experiences of the information and communication society, we seek to discuss how technologies in the classroom can renew teaching, as well as serve as a point for the formation of students' historical awareness. This study aims to understand the view that the students of the 3rd year of High School at the ECI Joel Pereira da Silva School, in the municipality of Carrapateira PB, have about the discipline of History through a case study, through a teaching that uses the qualitative method of the descriptive type and the bibliographical study to be based on the conception of some authors about the research in question. We will work from the perspectives of Jörn Rüsen 2001, Caio Boschi 2019, Selva Guimarães 2003, Israel Soares 2017, among others. It should be noted that most students received History as a subject that examines the past and others just to get a good grade on the ENEM (National High School Examination).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31118-
dc.date.accessioned2023-07-31T22:12:25Z-
dc.date.available2023-07-31-
dc.date.available2023-07-31T22:12:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória - ensino médiopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectConsciência históricapt_BR
dc.subjectEnsino médio - Carrapateira - município - Paraíbapt_BR
dc.subjectEstudantes de história 3º ano - ensino médiopt_BR
dc.subjectHistory - high schoolpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectHistorical consciousnesspt_BR
dc.subjectHigh school - Carrapateira - municipality - Paraíbapt_BR
dc.subject3° year high school history studentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Micaele Anizio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistory teaching, digital information and communication technologies and historical awareness: perceptions of 3rd year high school students.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Micaele Anizio. Ensino de história, tecnologias digitais da informação e comunicação e consciência histórica: percepções de alunos do 3º ano do ensino médio. 2023. 60f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICAELE ANIZIO BEZERRA. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2023.pdfMicaele Anizio Bezerra. Monografia História. CFP 2023.1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.