Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30918
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOUSA, J. V. V. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3446954317933966 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Fabione Gomes da. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, F. G | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | FIGUEIREDO, Fernando de Oliveira. | - |
dc.contributor.referee2 | ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno. | - |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa foi realizada a análise de algumas unidades de livros didáticos de língua inglesa, a coleção Conexões & Vivências (2020), e os livros únicos Joy! (2020) e Anytime (2020), para verificar a existência de representações da cultura afrodescendente e suas raízes e também a existência de pautas antirracistas explícitas. Durante a análise foram consideradas as imagens das unidades selecionadas, bem como textos e atividades propostas, com o objetivo de confirmar se elas contemplam, ou não, ideias que possam combater o racismo e representar negros de forma igualitária. Tal pesquisa partiu do pressuposto de que essas pautas precisam ser inseridas nas escolas de forma interdisciplinar, como prevê a lei 10639/2003. Além da lei, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) também serviu de aporte para este trabalho, assim como as contribuições de alguns teóricos como Leffa (2016) e Hooks (2019), que contribuíram para o desenvolvimento do histórico do ensino de Língua inglesa e Hearter e Barbosa Júnior (2013), que orientaram a análise do conteúdo dos livros. Por fim, a pesquisa revela que estamos diante de evoluções significativas rumo a uma educação menos preconceituosa, porém que os livros didáticos precisam ser menos omissos e mais diretos no que diz respeito a discutir pautas raciais e suas ilustrações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras – Língua Inglesa. | pt_BR |
dc.title | Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
dc.description.abstract | In this research, we analyzed some units of English language textbooks, the Conexões & Vivências collection (2020), and the single books Joy! (2020) and Anytime (2020), to verify the existence of representations of Afro-descendant culture and its roots and if it has sufficient explicitly anti-racist agendas. During the analysis, we considered the images of the selected units, the texts, and proposed activities, to confirm whether or not they contemplate ideas that can combat racism and represent black people equally. Such research started from the assumption that these guidelines need to be inserted in schools in an interdisciplinary way, as the law 10639/2003 requires. In addition to the law, the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) also supported this work, as well as the contributions of some theorists such as Leffa (2016) and Hooks (2019), who inspired the teaching English history development and Hearter and Barbosa Júnior (2013), who guided the analysis of the content of the books. Finally, the research reveals that we are facing significant developments towards a less prejudiced education but that textbooks need to be less silent and more direct about discussing racial guidelines. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30918 | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T15:47:51Z | - |
dc.date.available | 2023-07-19 | - |
dc.date.available | 2023-07-19T15:47:51Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Representações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Cultura afrodescendente | pt_BR |
dc.subject | Análise didática- Coleção Conexões & Vivências – 2020 | pt_BR |
dc.subject | Livros Joy e Anytime - análise didática - 2020 | pt_BR |
dc.subject | English language teaching | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial representations | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | afrodescendant culture | pt_BR |
dc.subject | Didactic analysis - Connections & Experiences Collection - 2020 | pt_BR |
dc.subject | Joy and Anytime books - didactic analysis - 2020 | pt_BR |
dc.subject | Análise de livro dedático | - |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, José Vinicios Valença de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Ethnic-racial representations in the teaching and learning of the English language: a textbook analysis. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUSA, José Vinicios Valença de. Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.2023. 63f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ VINICIUS VALENÇA DE SOUSA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2023.pdf | José Vinicios Valença de Sousa. Monografia Letras - Língua Inglesa. CFP 2023. | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.