Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30701
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, P. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9077240804544996 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Fabione Gomes da. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, F. G | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | BRAGA, Elinaldo Menezes. | - |
dc.contributor.referee2 | ALVES, Francisco Francimar de Sousa. | - |
dc.description.resumo | O ensino de Língua Inglesa cada vez mais, exige dos professores uma atenção à necessidade de contextualizar o processo de aprendizagem do idioma. Essa contextualização, consequentemente, envolve a reflexão sobre as mudanças sociais e temas que perpassam o cotidiano dos sujeitos envolvidos neste processo. Quando temas transversais, socialmente relevantes, estão presentes na sala de aula, os alunos tendem a atribuir maior significado à própria aprendizagem e o ensino realiza sua função no tocante à formação crítica dos estudantes e o debate sobre a cidadania. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal propor uma sequência didática com a realização de uma atividade lingüístico-comunicativa, trabalhando as habilidades de leitura, escrita, audição e fala de forma integrada, a partir da série de tv One day at a time e dois dos seus principais temas: Feminismo e Imigração. Para tanto, este trabalho contou com o suporte teórico dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000); PCN+ (2002); OCEM (2006); BNCC (2016); Além de autores como Oliveira (2014); Holden (2009); Lopes-Rossi (2003); Dolz e Schneuwly (2004); dentre outros. Assim, este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica, com análises e propostas que pretendem contribuir com sugestões para aulas similares, nos moldes da abordagem comunicativa de ensino | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras - Língua Inglesa. | pt_BR |
dc.title | O trabalho com os temas transversais nas aulas de Língua Inglesa: aperfeiçoando as habilidades comunicativas meio da série: one day at a time. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-07-09 | - |
dc.description.abstract | The English Language Teaching, increasingly, requires the attention of teachers to the need of contextualizing the process of language learning. This contextualization, therefore, involves the reflection of the social changes and the themes that perpass the daily life of the people involved in this process. When socially relevant transversal themes are present in the classroom, students tend to attach greater significance to the learning process itself and the teaching process performs its role with regard to the critical student formation and the debate on citizenship. In this context, the present research has as its main objective to propose a didactic sequence with the accomplishment of a linguistic-communicative activity, working the abilities of reading, writing, listening and speaking in an integrated way, from the television series One day at a time and two of its main themes: Feminism and Immigration. Hence, this work had the theoretical support of documents as PCN (2000); PCN + (2002); OCEM (2006); BNCC (2016); In addition to authors such as Oliveira (2014); Holden (2009); Lopes-Rossi (2003); Dolz and Schneuwly (2004); among others. Thus, this study consists of a bibliographical research, with analyzes and proposals that intend to contribute with sugge | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30701 | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T16:11:48Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10 | - |
dc.date.available | 2023-07-10T16:11:48Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - ensino | pt_BR |
dc.subject | Temas transversais | pt_BR |
dc.subject | Abordagem comunicativa de ensino | pt_BR |
dc.subject | Habilidades integradas | pt_BR |
dc.subject | English language - teaching | pt_BR |
dc.subject | Cross-cutting themes | pt_BR |
dc.subject | Communicative teaching approach | pt_BR |
dc.subject | Integrated skills | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | série One day at a time | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Paloma Alves da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Working with cross-cutting themes in English language classes: improving communicative skills mid-grade: one day at a time. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA,Paloma Alves da. O trabalho com os temas transversais nas aulas de Língua Inglesa: aperfeiçoando as habilidades comunicativas por meio da série: One day at a time. 2019. 49f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PALOMA ALVES DA SILVA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2019.pdf | Paloma Alves da Silva. Monografia Letras - Línga Inglesa. CFP 2019. | 780.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.