Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.-
dc.contributor.advisor1IDARRAIS, Maria Nazareth de Lima.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1FULANETI, Oriana de Nadai.-
dc.contributor.referee2SANTOS FILHO, José Jacinto dos.-
dc.contributor.referee3PEREIRA, Héica Paiva.-
dc.description.resumoO tempo destinado à leitura literária na Educação Básica é bastante tímido e, quando essa prática acontece, não consegue atrair nem incentivar efetivamente o estudante para o envolvimento nessa ação, posto que as leituras, na maioria das vezes, servem meramente ao propósito de análise de elementos linguísticos. Diante desse aspecto, esta pesquisa apresenta como objetivo propor estratégias de leitura literária possibilitadas pela semiótica discursiva passíveis de serem trabalhadas com o cordel no 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, discutimos sobre o texto e a leitura literária na escola; articulamos conceitos da Semiótica Discursiva com ênfase no Percurso Gerativo da Significação; empreendemos uma leitura do cordel Romance e martírio da bela Inês de Castro de Jorge Furtado e Klévisson Viana; e elaboramos um e-book com oficinas de leitura do cordel na perspectiva da Semiótica Discursiva. Nessa direção, utilizamos como base a teoria Semiótica Discursiva, que apresenta um Percurso Gerativo da Significação composto por um nível fundamental, um narrativo e um discursivo. Esta é uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e natureza aplicada e propositiva. Como corpus, selecionamos Romance e Martírio da bela Inês de Castro, de Jorge Furtado e Klévisson Viana. Da leitura desse corpus, encontramos um sujeito sob o nome de D. Pedro I em busca de realizar-se amorosamente com a dama de companhia, a bela Inês de Castro sem que fosse permitido pela família real. Nesse sentido a temática do amor proibido teve base no status de poder, uma vez que de um lado tinha uma plebeia e, de outro, um príncipe real, cujo objeto de desejo dos jovens era viver intensamente esse amor. Como produto técnico, elaboramos um e-book contendo quatro capítulos, cada um com uma oficina, explorando desde a estrutura do cordel a categorias do Percurso Gerativo de Sentido, sem que haja necessariamente uma linearidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.titleRomance e martírio da Bela Inês de Castro, de Jorge Furtado e Klévisson Viana: uma proposta de leitura para o 9º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2023-03-29-
dc.description.abstractThe time allocated to literary reading in Basic Education is quite shy and, when this practice happens, it cannot effectively attract or encourage students to get involved in this action, since the readings, in most cases, merely serve the purpose of analyzing linguistic elements. Given this aspect, this research aims to propose literary reading strategies made possible by discursive semiotics that can be worked with cordel in the 9th grade of Elementary School. To do so, we discussed texts and literary reading at school; we articulate concepts of Discursive Semiotics with emphasis on the Generative Path of Meaning; we undertook a reading of the cordel Romance and martyrdom of the beautiful Inês de Castro by, Jorge Furtado and Klévisson Viana; and we elaborated an e-book with cordel reading workshops from the perspective of Discursive Semiotics. In this direction, we use the theory of Discursive Semiotics as a basis, which presents a Generative Path of Meaning composed of a fundamental level, a narrative and a discursive level. This is a bibliographic research, with a qualitative approach and an applied and propositional nature. As its corpus, we selected Romance and martyrdom of the beautiful Inês de Castro, by Jorge Furtado and Klévisson Viana. From reading this corpus, we found a character named D. Pedro I in search of loving fulfillment with a lady-in-waiting, the beautiful Inês de Castro, without being allowed to do so by the royal family. In this sense, the theme of forbidden love was based on the status of power, since on the one hand there was a commoner and, on the other, a royal prince whose object of desire of these young people was to live their love intensely. As a technical product, we created an e-book containing four chapters, each with a workshop, exploring everything from the structure of the cordel to categories of the Generative Path of Meaning, without necessarily having a linearity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30619-
dc.date.accessioned2023-07-09T00:27:02Z-
dc.date.available2023-07-08-
dc.date.available2023-07-09T00:27:02Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSemiótica discursivapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectCordel-
dc.subjectPercurso gerativo da significação-
dc.subjectLeitura de cordel-
dc.subjectRomance e Martírio da Bela Inês de Castro-
dc.subjectProposta de leitura-
dc.subjectDiscursive semiotics-
dc.subjectLiterary reading-
dc.subjectTwine-
dc.subjectRoute Generative of Signification-
dc.subjectCord reading-
dc.subjectRomance and Martyrdom by Bela Inês de Castro-
dc.subjectReading proposal-
dc.subjectRomance Brasileiropt_BR
dc.subjectJorge Furtadopt_BR
dc.subjectKlévisson Vianapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fábio Gomes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRomance and martyrdom of Bela Inês de Castro, by Jorge Furtado and Klévisson Viana: a reading proposal for the 9th grade of elementary school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fábio Gomes de. Romance e martírio da Bela Inês de Castro, de Jorge Furtado e Klévisson Viana: uma proposta de leitura para o 9º ano do ensino fundamental. 2023. 173f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FÁBIO GOMES DE OLIVEIRA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.CFP 2023.pdfFábio Gomes de Oliveira. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2023.7.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.