Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30610
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1BRAGA, Elinaldo Menezes.-
dc.contributor.advisor1IDBRAGA, E. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7162973241119481pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Erlane Aguiar Feitosa de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.-
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender as práticas educativas experienciadas no contexto das rezadeiras, destacando seus usos, funções, características e as contribuições dessas mulheres para a memória cultural individual e coletiva de suas comunidades. Tudo isso porque acreditamos e creditamos importância do fazer da cultura popular, neste trabalho representado pelas rezadeiras, cuja preservação de suas atividades e a inserção dos seus fazeres e fazeres nos currículos escolares podem despertar novos olhares e comportamentos no chão da escola formal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, de modo que os dados necessários para sua composição brotaram de leituras de trabalhos realizados academicamente sobre a temática em questão. Ainda mais, o suporte também veio de pensadores que discutem a cultura popular. Esperamos que a nossa escrita possa contribuir para o entendimento formal da importância dos conhecimentos produzidos através de educações populares praticadas pelas comunidades onde a escola está inserida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleReligiosidade, tradições populares e ensino: um olhar a partir dos saberes e fazeres de mulheres rezadeiras.pt_BR
dc.date.issued2023-06-27-
dc.description.abstractThis work seeks to understand the educational practices experienced in the context of some women which practice cure throught blessing, known as rezadeiras, highlighting their uses, functions, characteristics and the contributions of these women to the individual and collective cultural memory of their communities. All this because we believe and believe in the importance of doing popular culture, represented in this work by the rezadeiras, whose preservation of their activities and the inclusion of their actions in school curricula can awaken new perspectives and behaviors on the ground of formal schools. It is a qualitative bibliographical research, so that the necessary data for its composition came from readings of works carried out academically on the theme in question. Even more, support has also come from thinkers who discuss popular culture. We hope that our writing can contribute to the formal understanding of the importance of knowledge produced through popular education practiced by the communities where the school is located.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30610-
dc.date.accessioned2023-07-07T19:47:45Z-
dc.date.available2023-07-07-
dc.date.available2023-07-07T19:47:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectReligiosidade popularpt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.subjectRezadeiraspt_BR
dc.subjectPopular religiositypt_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.subjectMournerspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOARES, Vanessa Pio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReligiosity, popular traditions and teaching: a look from the knowledge and practices of women prayers.pt_BR
dc.identifier.citationSOARES, Vanessa Pio. Religiosidade, tradições populares e ensino: um olhar a partir dos saberes e fazeres de mulheres rezadeiras. 2023. 37f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA PIO SOARES. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfVanessa Pio Soares. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023.242.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.