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dc.creator.IDQUEIROZ, D. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9413081165251813pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2FERNANDES, Dorgival Goncalves.-
dc.description.resumoNeste estudo monográfico temos como ponto de partida o seguinte questionamento: Como famílias e docentes têm lidado com o fenômeno da pandemia da Covid-19 nas aulas remotas, considerando o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil? Para o objetivo geral temos: analisar a organização das famílias e docentes com relação ao processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, no período do ensino remoto na pandemia da Covid-19 e nos objetivos específicos: refletir como estão sendo preparadas e ministradas as aulas remotas na Educação Infantil; discutir se o ensino remoto tem favorecido a aprendizagem, a partir da perspectiva de famílias e docentes que acompanham crianças na Educação Infantil e compreender os principais problemas das famílias e docentes, causadores e causados, a partir das aulas remotas. Na elaboração do referencial teórico nos baseamos em estudos dos autores: Araújo, Moreira e Soares (2021); Badin, Pedersetti e Silva (2020); Barbosa (2006); Hackenhaar e Grandi (2020); Kirchner (2020); Leal (2021); Moreira, Paim e Barreto (2021); Rinaldi (2012); Santos e Varandas (2021); Valle (2020); Zabalza (1998), entre outros, também foram consultados documentos oficiais de ensino, como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Base Nacional Comum Curricular (2018), Referencial curricular nacional para a Educação Infantil (1998), Parecer CNE/CP Pnº 05/2020 (2020), e outros. Para tanto, utilizamos uma pesquisa semiestruturada, com seis questões, que foram direcionadas a seis docentes da Educação Infantil. A partir das análises e reflexões efetuadas vimos que a Educação Infantil foi o seguimento educacional mais prejudicado pelo ensino remoto, mesmo diante dos muitos esforços feitos pelos docentes, no entanto, percebemos, ainda, que as principais lacunas causadas pelo ensino remoto foram ocasionadas pela falta de políticas públicas que visasse melhorias no ensino remoto e condições de conectividade para todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleProcesso de ensino e aprendizagem na educação infantil no contexto da pandemia da COVID-19.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.description.abstractIn this monographic study we have as the starting point the following question: How families and teachers have dealt with the Covid-19 pandemic phenomenon in the remote classes, considering the teaching and learning process in the Early Childhood Education? For the general objective we have: analyze the organization of the families and teachers in relation to the teaching and learning process in the Early Childhood Education, in the remote teaching period at Covid-19 pandemic and the specific objectives: reflect how remote classes are being prepared and taught in the Early Childhood Education; discuss whether the remote teaching has favored the learning, from the families and teachers’ perspective who assist the kids in the Early Childhood Education and understand the main problems of the families and teachers, causing and caused, from the remote classes. In the theoretical framework elaboration, we based in the studies of the authors: Araújo, Moreira and Soares (2021); Badin, Pedersetti and Silva (2020); Barbosa (2006); Hackenhaar and Grandi (2020); Kirchner (2020); Leal (2021); Moreira, Paim and Barreto (2021); Rinaldi (2012); Santos and Varandas (2021); Valle (2020); Zabalza (1998), and many others, teaching official documents were consulted too, like: Law of the National Education Directives and Bases (1996) (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Common National Curriculum Base (2018) (Base Nacional Comum Curricular), National Curriculum Reference for the Early Childhood Education (1998) (Referencial curricular nacional para a Educação Infantil), Opinion NCE/FC nº 05/2020 (2020) (Parecer CNE/CP nº 05/2020), and others. For that, we utilized semi-structured research, with six questions, which were directed to six teachers in the Early Childhood Education. From the reflections and analyses realized we saw that the Early Childhood Education was the educational segment mostly impaired with the remote teaching, even though the many efforts done by the teachers, however, we still realized that the main gaps caused by the remote teaching was occurred by the absence of public policies who search remote teaching improvements and connectivity conditions for all.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27811-
dc.date.accessioned2022-11-10T12:22:45Z-
dc.date.available2022-11-10-
dc.date.available2022-11-10T12:22:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ, Damião Cardoso.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning process in early childhood education in the context of the COVID-19 pandemic.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, Damião Cardoso. Processo de ensino e aprendizagem na educação infantil no contexto da pandemia da COVID-19. 2022. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
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