Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGERMANO, F. B. F. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3900421020047356pt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.advisor1IDGUIDOTTI, Viviane.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3021482192977577pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoO presente trabalho como tem como o seu objeto de estudo a formação continuada para o uso das tecnologias digitais no período de ensino remoto. O objetivo geral foi de: compreender a importância da formação continuada para o uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas em uma escola da zona rural da cidade de Baixio- CE. E os objetivos específicos forma: Discutir as motivações da procura por formações continuadas, no período de aulas remoto, para o uso das tecnologias digitais, pelos professores entrevistados; Identificar quais foram as formações continuadas realizadas, no período de aulas remoto, para o uso das tecnologias digitais, pelos professores entrevistados; Refletir sobre como essas formações continuadas contribuíram para a prática docente em sala de aula no período remoto. Quanto a metodologia do trabalho, a pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa de campo, como instrumento de coleta de dados foi realizada uma entrevista presencialmente, com três professoras dos anos iniciais. A partir da análise dos dados foi possível constatar que mesmo em meio ao período da pandemia e das aulas remotas, a educação teve que se adaptar ao o uso das novas tecnologias digitais, essas que deram suporte as aulas remotas, desse modo, dando continuidade ao processo educacional, mesmo com muito prejuízo, sejam ele intelectual, mental ou material, foi contatado que sim, houve educação e aprendizagem dentro das aulas remotas, já que os professores procuram ter mais formações sobre o uso dessas ferramentas dentro do processo de sala de aula, mesmo as aulas sendo virtuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação continuada: uso das tecnologias digitais no período de ensino remoto na cidade de Baixio – CE.pt_BR
dc.date.issued2022-09-01-
dc.description.abstractThe present work has as its object of study the continuous training for the use of digital technologies in the period of remote teaching. The general objective was: to understand the importance of continuing education for the use of digital technologies in pedagogical practices in a school in the rural area of the city of Baixio-CE. And the specific objectives form: Discuss the motivations for the search for continuing education, in the period of remote classes, for the use of digital technologies, by the teachers interviewed; Identify which were the continuing training carried out, in the period of remote classes, for the use of digital technologies, by the interviewed teachers; Reflect on how these continuing education contributed to the teaching practice in the classroom in the remote period. As for the methodology of the work, the research was carried out through a field research, as a data collection instrument, an interview was carried out in person, with three teachers from the initial years. From the data analysis, it was possible to verify that even in the midst of the pandemic period and remote classes, education had to adapt to the use of new digital technologies, which supported remote classes, thus, continuing the educational process, even with a lot of damage, be it intellectual, mental or material, it was contacted that yes, there was education and learning within the remote classes, since teachers seek to have more training on the use of these tools within the classroom process, even if the classes are virtual.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27383-
dc.date.accessioned2022-09-22T12:48:59Z-
dc.date.available2022-09-22-
dc.date.available2022-09-22T12:48:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectAulas remotas -Baixio-CEpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectRemote classes -Baixio-CEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGERMANO, Francisco Bruno de Freitas Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContinuing education: use of digital technologies in the period of remote teaching in the city of Baixio – CE.pt_BR
dc.identifier.citationGERMANO, Francisco Bruno de Freitas Alves. Formação continuada: uso das tecnologias digitais no período de ensino remoto na cidade de Baixio – CE. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO BRUNO DE FREITAS ALVES GERMANO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022 (1).pdfFrancisco Bruno de Freitas Alves Germano. Monografia Pedagogia. CFP 2022.346.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.