Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27379
Title: Adoecimento e saúde dos professores em contexto pandêmico: reflexões sobre os contributos da Inteligência Emocional.
Other Titles: Illness and health of teachers in a pandemic context: reflections on the contributions of Emotional Intelligence.
???metadata.dc.creator???: MOREIRA, Arymaelyda Aryely Ricarte.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.Maria Gerlaine Belchior
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
Keywords: Inteligência Emocional;Docentes saúde;Saúde emocional;Pandemia;Saúde mental;Emotional intelligence;Health teachers;Emotional health;Pandemic;Mental health
Issue Date: 18-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOREIRA, Arymaelyda Aryely Ricarte. Adoecimento e saúde dos professores em contexto pandêmico: reflexões sobre os contributos da Inteligência Emocional. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O ser humano necessita desenvolver várias habilidades para viver em sociedade, e uma delas é a Inteligência Emocional (IE), sendo esta habilidade amplamente discutida nos grandes congressos nacionais e internacionais. A IE oportuniza instigar a capacidade que o ser humano tem de lidar com suas emoções e transformá-las em pontos positivos. Neste estudo, a IE está voltada aos docentes, partindo do contexto da melhoria da saúde emocional com contributos da Inteligência Emocional. Seu objetivo foi refletir sobre o processo de adoecimento e a promoção da saúde emocional dos docentes no contexto da Covid-19, que por sua vez desencadeou um notório abalo na saúde emocional dos docentes durante este período pandêmico, motivo este que justifica uma investigação com vistas a uma produção acadêmica. Quanto ao percurso metodológico tratou-se de uma pesquisa de campo com caráter exploratório e abordagem qualitativa, sendo realizada uma roda de conversa, orientada por um roteiro com perguntas sobre a temática focaliza. A roda de conversa foi desenvolvida com professoras da Educação Infantil da escola Brincando e Aprendendo, localizada na cidade de Cajazeiras -PB. Quanto aos achados deste estudo, concluiu-se que a Inteligência Emocional deve ser trabalhada em âmbito escolar, para que possamos desconstruir paradigmas sobre a saúde emocional do educador e, assim, perceber os benefícios alcançados com a prática da Inteligência Emocional no cotidiano escolar. Outro ponto a ser destacado é que o diálogo realizado na roda de conversa proporcionou aos entrevistados obter conhecimento sobre a temática.
Abstract: Human beings need to develop several skills to live in society, and one of them is Emotional Intelligence (EI), and this skill is widely discussed in major national and international congresses. The EI provides the opportunity to instigate the human being's ability to deal with their emotions and transform them into positive points. In this study, the EI is aimed at teachers, starting from the context of improving emotional health with contributions from Emotional Intelligence. Its objective was to reflect on the process of illness and the promotion of the emotional health of teachers in the context of Covid19, which in turn has become notorious for the impact on the emotional health of teachers during this pandemic period, a reason that justifies an investigation. with a view to academic production. As for the methodological approach, it was a field research with an exploratory character and a qualitative approach, with a conversation circle followed by a script with programmed questions developed with teachers of Early Childhood Education at the Brincando e Aprendindo school, located in the city of Cajazeiras-PB As for the findings of this study, it is concluded that Emotional Intelligence should be worked on in the school environment, so that we can deconstruct paradigms about the emotional health of the educator and, thus, perceive the benefits achieved with the practice of Emotional Intelligence in the school routine, as well as provided the interviewees to gain knowledge on the subject.
Keywords: Inteligência Emocional
Docentes saúde
Saúde emocional
Pandemia
Saúde mental
Emotional intelligence
Health teachers
Emotional health
Pandemic
Mental health
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27379
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARYMAELYDA ARYELY RICARTE MOREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022. (1).pdfArymaelyda Aryely Ricarte Moreira. Monografia Pedagogia. CFP 2022.514.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.