Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27374
Title: A psicomotricidade na educação infantil na perspectiva de pedagogas da escola pública.
Other Titles: Psychomotricity in early childhood education from the perspective of pedagogues from public school.
???metadata.dc.creator???: PEDRO , Maricelia da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GUIDOTTI, Viviane.
Keywords: Educação infantil;Psicomotricidade;Desenvolvimento;Docentes;Prática docente;Criança;Child education;Psychomotricity;Development;Teachers;Teaching practices;Child
Issue Date: 26-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEDRO, Maricelia da Silva. A psicomotricidade na educação infantil na perspectiva de pedagogas da escola pública. 2022. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo apresenta concepções sobre a psicomotricidade na educação infantil na perspectiva de pedagogas da escola pública. O interesse pela temática surgiu durante meu estágio na Educação Infantil. O objetivo geral do estudo é: compreender a importância da psicomotricidade para alcançar o desenvolvimento global da criança. No tocante ao referencial teórico apresento o conceito de psicomotricidade e as contribuições de autores da área como Bueno (2014) e Fonseca (2008), além de abordar a importância da atuação do pedagogo na sala de aula. Em relação à metodologia, trago a caracterização da pesquisa: é uma pesquisa de campo, de natureza básica com abordagem qualitativa e a coleta de dados se deu por meio de uma entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas duas professoras de escola pública, que se dispuseram de maneira espontânea. Por fim, a análise e os resultados alcançados foram considerados satisfatórios, pois, de acordo com as pedagogas entrevistadas, elas compreendem a importância da psicomotricidade na realização concreta do desenvolvimento global da criança, fazendo uso de atividades de forma interdisciplinar que possibilita alcançar esse objetivo de maneira eficaz.
Abstract: The study presents conceptions about the psychomotricity in early childhood education from the perspective of public school pedagogues. The interest in the subject arose during my internship in Early Childhood Education. The general objective of the study is: to understand the importance of psychomotricity to achieve the global development of the child. Regarding the theoretical framework, I present the concept of psychomotricity and the contributions of authors in the area such as Bueno (2014) and Fonseca (2008), in addition to approach about the importance of the pedagogue's performance in the classroom. In relation to the methodology I bring the characterization of the research. It is a field research of a basic nature, with a qualitative approach and the data collection took place through a semistructured interview. Two public school teachers were interviewed, who volunteered spontaneously. Finally, the analysis and results achieved were considered satisfactory, because according to the pedagogues interviewed, they understand the importance of psychomotricity in the concrete realization of the global development of the child, making use of activities in an interdisciplinary way that makes it possible to achieve this objective in a effective.
Keywords: Educação infantil
Psicomotricidade
Desenvolvimento
Docentes
Prática docente
Criança
Child education
Psychomotricity
Development
Teachers
Teaching practices
Child
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27374
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARICELIA DA SILVA PEDRO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfMaricelia da Silva Pedro. Monografia Pedagogia. CFP 2022.341.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.