Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27316
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/4707786439893157pt_BR
dc.creator.LattesSOUSA, K. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/7748176565683643pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesCORRÊA, A. M. S.;pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.-
dc.description.resumoCom a ampla difusão dos sistemas digitais na sociedade atual, a comunicação torna-se, cada vez mais plural e, por conseguinte, multimodal. Nesse contexto, a interação entre as informações verbais e não verbais expandiu o conceito de texto que se caracteriza por englobar múltiplas formas de linguagem e isso faz com que docentes e discentes de Língua Portuguesa teçam outros olhares sobre os gêneros textuais e suas potencialidades no âmbito escolar. Nesta perspectiva, este trabalho têm o intuito de debater o gênero textual charge na perspectiva multimodal por atrair o leitor pelo modo crítico, reflexivo e de forma humorada. Portanto, destacamos como objetivo geral discutir o potencial metodológico do trabalho com a multimodalidade presente no gênero charge para o ensino de Língua Portuguesa nas aulas da 3ª série do ensino médio. Como objetivos específicos delineamos: apresentar a multimodalidade e as suas contribuições no ensino de Língua Portuguesa; definir o gênero charge, suas características, origem e diferenciando-a do cartum e da caricatura; descrever proposta pedagógica com charges pautada no modelo de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para a 3ª série do ensino médio. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica, quanto aos objetivos se caracteriza como exploratória com abordagem qualitativa, de acordo com Prodanov e Freitas (2013). As discussões realizadas nesse escrito pautaram-se nas contribuições de: Kress e Van Leeuwen (2006, 2011), Dionísio (2005,2014), Lima (2015), Rojo (2012), Ribeiro (2017) e entre outros pesquisadores. Como resultados evidenciamos a importância de o professor utilizar essa diversidade de textos que é apresentada de forma contínua durante as práticas sociais dos estudantes, entre eles a charge visto que, ao priorizarem o trabalho com os elementos verbovisuais possibilitará leituras aprofundadas sobre esses gêneros a fim de tornar o processo de aprendizagem mais detalhado e reflexivo. Outrossim, apresentamos uma cartilha com proposta de atividades que pode ser aplicada por docentes dessa etapa de ensino e que foi organizada em 11 aulas, com atividades que versam sobre as características da charge, sobre elementos que favorecem a leitura desse texto, a produção e exposição dos resultados pelos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2022-08-02-
dc.description.abstractWith the wide diffusion of digital systems in today's society, communication becomes increasingly plural and, therefore, multimodal. In this context, the interaction between verbal and non-verbal information expanded the concept of text, which is characterized by encompassing multiple forms of language and this makes Portuguese Language teachers and students weave different views on textual genres and their potential in the school environment. In this perspective, this work aims to debate the textual genre charge in a multimodal perspective by attracting the reader through a critical, reflective and humorous way. Therefore, we highlight as a general objective to discuss the methodological potential of working with the multimodality present in the charge genre for the teaching of Portuguese Language in the classes of the 3rd grade of high school. As specific objectives we outline: to present the multimodality and its contributions in the teaching of Portuguese Language; define the cartoon genre, its characteristics, origin and differentiating it from the cartoon and the caricature; to describe a pedagogical proposal with cartoons based on the didactic sequence model of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) for the 3rd grade of high school. The methodology used is of a bibliographic nature, as for the objectives it is characterized as exploratory with a qualitative approach, according to Prodanov and Freitas (2013). The discussions held in this writing were based on the contributions of: Kress and Van Leeuwen (2006, 2011), Dionísio (2005, 2014), Lima (2015), Rojo (2012), Ribeiro (2017) and among other researchers. As a result, we evidence the importance of the teacher using this diversity of texts that is presented continuously during the social practices of the students, among them the cartoon, since, by prioritizing the work with the verbal-visual elements, it will allow in-depth readings about these genres in order to make the learning process more detailed and reflective. Furthermore, we present a booklet with a proposal of activities that can be applied by teachers of this stage of teaching and that was organized in 11 classes, with activities that deal with the characteristics of the cartoon, on elements that favor the reading of this text, the production and exhibition of results by students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27316-
dc.date.accessioned2022-09-20T12:38:54Z-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-20T12:38:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.subjectTextual Genrept_BR
dc.subjectCartoonpt_BR
dc.subjectTextpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Karina Marcelino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe genre charge in Portuguese language classes: a pedagogical proposal for the 3rd grade of high school.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA,Karina Marcelino de.O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARINA MARCELINO DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfKarina Marcelino de Sousa. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.2.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.